Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Agência europeia afirma que B737 MAX é seguro para voar novamente

Alaska Airlines unveils a brand-new, specially painted 737, dubbed ÒCelebration of BoeingÓ in honor of BoeingÕs centennial at the Museum of Flight on Thursday, June 30, 2016.

A EASA está agora realizando revisões finais dos documentos e desenvolverá uma diretriz de aeronavegabilidade programada para ser emitida em novembro

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) afirmou que o B737 MAX estará pronto para voar novamente ainda neste ano, após as mudanças necessárias serem realizadas. De acordo com a Bloomberg, o diretor executivo do principal regulador de aviação da Europa, Patrick Ky, disse que os voos de teste conduzidos em setembro satisfizeram os reguladores quanto à segurança da aeronave.

A EASA está agora realizando revisões finais dos documentos e desenvolverá uma diretriz de aeronavegabilidade programada para ser emitida em novembro, conforme o planejado anteriormente. Sendo assim, a Boeing parece estar mais perto do que nunca de ter o MAX aprovado pelos reguladores. A EASA, por sua vez, ainda exigirá que o fabricante faça uma atualização de software adicional para uma camada extra de redundância, o que pode levar mais de dois anos.

Além disso, ainda há reparos de aviões e treinamento de pilotos que precisam ser concluídos, o que provavelmente fará com que a aeronave só volte ao serviço mesmo no ano que vem, independente da nova certificação. “Continuamos trabalhando em estreita colaboração com os reguladores globais no rigoroso processo para recertificar o 737 MAX e retornar o avião com segurança ao serviço comercial”, disse a Boeing em um comunicado.

No fim de setembro, um teste de pilotagem foi realizado pelo próprio presidente da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Steve Dickson, que foi conferir de perto como andam os processos para retomada das atividades da aeronave. O MAX está sem voar desde março de 2019 e, desde então, passou por uma série de mudanças.

“Gostei do que vi”, disse Dickson aos repórteres, acrescentando que não voava um B737 há quase 15 anos. “Senti que o treinamento (em simuladores por meses) me preparou para este momento, que acabou sendo muito confortável. Ainda não estamos, no entanto, no ponto ideal para completar o processo (de certificação da aeronave)”, completou Stevie.

MAX passará por validação final da Anac

B737 MAX 10

A suspensão dos voos do MAX, em março de 2019 no Brasil, foi sancionada por uma Diretriz de Aeronavegabilidade unilateral emitida pela Anac

No Brasil, a volta das operações deste tipo de modelo ainda passará por validação final da Anac, que desde abril de 2019 faz parte do grupo de autoridades validadoras. Para o retorno das operações também é necessário que o processo que comprova a segurança e o cumprimento com os requisitos de Certificação de Tipo para este modelo de aeronave seja concluído, além da avaliação de aspectos operacionais e de treinamento.

A suspensão dos voos do MAX, em março de 2019 no Brasil, foi sancionada por uma Diretriz de Aeronavegabilidade unilateral emitida pela Anac. Na ocasião, algumas empresas aéreas já haviam voluntariamente suspendido suas operações com este modelo de aeronave. O retorno das operações somente é possível com a revogação desta decisão. Para isso, a Anac está contribuindo com a FAA na verificação de que o processo de validação das modificações foi concluído satisfatoriamente.

Receba nossas newsletters