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Aviação

Em reviravolta, justiça suspende decreto de falência da Itapemirim Transportes Aéreos

ITA ITAPEMIRIM Eric Ribeiro5 Em reviravolta, justiça suspende decreto de falência da Itapemirim Transportes Aéreos

falência da ITA havia sido definida em primeira instância por pedido de um dos credores da Itapemirim, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda (Eric Ribeiro/M&E)

A Justiça de São Paulo suspendeu, em segunda instância, o decreto de falência da Itapemirim Transportes Aéreos, contrariando a falência decretada pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, em julho, quase dois anos depois de ter suspendido suas operações. A falência da ITA havia sido definida em primeira instância por pedido de um dos credores da Itapemirim, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda.

A suspensão da falência foi proferida pelo desembargador Azuma Nish. Ele aponta que a requerente havia desistido da ação, o que não foi levado em conta pelo magistrado da primeira instância do Tribunal de Justiça (TJ-SP). Questões como problemas na citação para defesa da ITA também motivaram a decisão.

O magistrado ainda concordou que falência poderia causar dano irreparável à empresa. “Em análise prefacial e não exauriente, vislumbra-se plausibilidade nas alegações da parte recorrente, somado ao perigo imediato de dano irreparável e de difícil reparação decorrente do decreto de quebra da empresa agravante”, diz o texto da decisão.

Com dívidas acumuladas de R$ 180 milhões e sem o Certificado de Operador Aéreo (COA) para voltar a voar imediatamente, não seria um caminho tão fácil assim para a ITA voltar às operações.

Na época, após investigação, o Procon-RJ constatou que a empresa não cumpriu as leis de proteção ao consumidor nem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a autarquia, a Itapemirim violou o Código de Defesa do Consumidor ao não responder às reclamações registradas no Procon-RJ e na plataforma consumidor.gov.br, bem como aos relatos dos consumidores de grande dificuldade em estabelecer contato com a empresa.

Com informações da Agência Brasil.

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