Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Funcionários da Lufthansa ameaçam entrar em greve em julho

Um acordo tem de ser selado até o dia 30 de junho para que a greve não ocorra

Um acordo tem de ser selado até o dia 30 de junho para que a greve não ocorra


O sindicato que representa mais de 19 mil funcionários da Lufthansa, em sua grande parte comissários de bordo, mais uma vez ameaça entrar em greve e deixar companhia aérea alemã de mãos atadas. No começo desta semana, a união dos trabalhadores anunciou que uma greve deve ter início no dia 1º de julho, ao menos que um acordo seja selado até o dia 30 de junho.

A greve pode ser nova, mas o motivo já é bem conhecido da aérea alemã. Programas de pensão e aposentadoria estão no centro do embate entre trabalhadores e a companhia, assunto que já causou paralisações durante o ano de 2014. Somente no ano passado, a Lufthansa registrou um prejuízo de 232 milhões de euros por causa das greves.

Com interesses tão baixos, os programas de pensão estão sob tensão e a Lufthansa simplesmente quer que sua tripulação contribua ainda mais com seus programas de aposentadoria, a fim de preservar uma retirada antecipada aos 55 anos. Por outro lado, uma disputa gira em torno dos planos da aérea em desfazer um acordo no qual os pilotos podem se aposentar aos 55 anos e receber 60% do seu salário até que atinjam a idade legal de reforma, estabelecida em 65 anos.

Receba nossas newsletters