Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Rumor: Etihad pode adquirir até 40% da Luthansa e realizar fusão das companhias

lufthansa tails

Caso a Etihad invista na fusão, nova companhia transportaria até 97 milhões de passageiros/ano

Um rumor daqueles abalou a indústria mundial da aviação nesta terça-feira (17). Fontes ligadas ao jornal italiano Il Messaggero sugerem que a Etihad Airways estaria estudando a possibilidade de adquirir de 30 a 40% das ações da Lufthansa e, deste modo, realizar a fusão das duas aéreas. Caso este rumor se torne realidade, seria criada uma nova companhia capaz de transportar 97 milhões de passageiros por ano. Ainda de acordo com o jornal italiano, ambas as empresas já estariam se encontrando para buscar um caminho para esta negociação bilionária.

Concorrente direto da Etihad, a Lufthansa tem trabalhado ao lado da companhia com relação aos contratos de wet leasing da airberlin. A Etihad detém boa parte das ações da companhia alemã, que tem atualmente 38 aeronaves narrowbodies em contrato de leasing, sendo 33 atribuídas ao Grupo Lufthansa e 5 unidades à Austrian Airlines. Além disso, Lufthansa e Etihad já anunciaram o início do acordo de codeshare, o que, de acordo com os próprios diretores, é apenas uma primeira pista do que estar por vir com relação a criação de “ligações mais profundas”.

O atual valor de mercado da Lufthansa chega a US$ 5,6 bilhões. Caso a Etihad decida adquirir 30%, teria que desembolsar cerca de US$ 1,7 bilhão. Esta se tornaria a maior investida da história da companhia do Golfo, embora não seja de hoje que a Etihad realiza investimentos em uma série de companhias estrangeiras como parte da estratégia de redirecionar todo o tráfego para seu hub em Abu Dhabi. Atualmente, a companhia detém 49% da Air Serbia, 49% da Alitalia, 40% da Air Seychelles, 33% da Darwin Airline (agora Etihad Regional), 29% da airberlin, 24% da Jet Airways e 24% da Virgin Australia.

Receba nossas newsletters