SÃO PAULO – O Consulado da Suíça e o Turismo da Suíça, em parceria com a SWISS e com a região de Titlis, promoveram nesta quarta-feira (10), um jantar especial para cerca de 70 convidados a fim de celebrar a realização do primeiro Taste of Switzerland na capital paulista. O evento gastronômico, que conta com a presença de três chefs suíços, destaca o poder da gastronomia suíça, através dos seus fondues e raclettes, e ocorre oficialmente entre os dias 11 e 13 de agosto, com reservas já esgotadas.
O Consulado Geral da Suíça de São Paulo teve a iniciativa de convidar os chefs que anualmente já promovem a gastronômia em países vizinhos como Uruguai e Paraguai e este ano, em parceria com o Turismo da Suíça e Tivoli Mofarrej, conseguiram colocar o projeto em prática para atender também os brasileiros com a original gastronomia suíça. O anfitrião da noite e Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, destacou o relacionamento entre os dois países.
“A relação entre Brasil e Suíça sempre foi muito boa e dinâmica. É o principal parceiro na América Latina. Hoje, temos 400 empresas suíças ativas aqui, criando mais de 60 mil vagas diretas e oferecendo soluções e inovação para a economia brasileira”
“A relação entre Brasil e Suíça sempre foi muito boa e dinâmica. É o principal parceiro na América Latina. Hoje, temos 400 empresas suíças ativas aqui, criando mais de 60 mil vagas diretas e oferecendo soluções e inovação para a economia brasileira. E a relação pessoal é chave. Criamos um laço muito forte desde o século 19, quando os suíços migraram para o Brasil. E agora, fomos o primeiro país da Europa a abrir as portas para os brasileiros. O evento de hoje só reforça nosso relacionamento, trazendo experiências gastronômicas suíças para os turistas brasileiros”, disse Pierre Hagmann, Cônsul Geral da Suíça em São Paulo.
Turistas brasileiros de volta
A Suíça hoje já retomou mais de 80% dos números pré-pandemia relacionados ao volume de turistas brasileiros, mercado que foi considerado “o milagre das Américas” no verão passado, muito por conta de ter sido o primeiro na Europa a abrir para os brasileiros e também por conta de, desde maio, o país só exigir o passaporte para a entrada de turistas, como lembrou Natália Leal, gerente de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil.
“No primeiro semestre, por exemplo, registramos 83% dos números pré-pandemia de turistas brasileiros. Estamos realmente muito bem na comparação com outros países da Europa”
“Fomos os primeiros a abrir as fronteiras para os brasileiros, logo fomos muito bem aceitos. Isto facilitou e muito nosso trabalho, com excelentes resultados. No primeiro semestre, por exemplo, registramos 83% dos números pré-pandemia de turistas brasileiros. Estamos realmente muito bem na comparação com outros países da Europa. Em fevereiro, por exemplo, a gente ultrapassou os números pré-pandemia de pernoites de brasileiros por lá em 13%”, destacou ela.
SWISS de voos com alta ocupação para o Brasil
A SWISS International Air Lines, uma das parceiras da ativação, foi responsável por transportar os três chefs da Suíça ao Brasil. Com voos diários entre São Paulo e Zurique a bordo do Boeing 777-300ER equipado com quatro classes de serviço (First, Business, Premium Economy e Economy), a companhia celebra o bom momento no mercado brasileiro. Ao M&E, a diretora do Grupo Lufthansa para o Brasil, Annette Taeuber, destacou o ótimo momento.
“Os voos estão muito bem ocupados. A procura por voos da SWISS é enorme, com uma taxa de ocupação acima da média mundial”
“Muito contente com a parceria que fizemos com o Turismo da Suíça, com o Consulado da Suíça, para celebrar o Taste of Switzerland, o mesmo nome que temos na oferta gastronômica a bordo dos nossos voos intercontinentais partindo da Suíça, tanto na First e na Business, que oferece um menu diferenciado, elaborado por chefs renomados de estrelas Michelin, harmonizado com vinho suíço. E a cada três meses a gente troca o chef para que todos possam conhecer cada canto da Suíça”, disse a executiva.
Ela não escondeu a felicidade de ver os voos da SWISS cheios. “Os voos estão muito bem ocupados. Nos beneficiamos muito pela Suíça ter sido o primeiro país da Europa abrir para os brasileiros. Estamos ainda colhendo os frutos deste sucesso. A procura por voos da SWISS é enorme, com uma taxa de ocupação acima da média mundial. Agradecemos muito também os agentes de viagens que sempre nos apoiaram”, completou.
Titlis aproveita o bom momento da Suíça no Brasil
De acordo com a representante de Titlis e Lucerna no Brasil, Vanda Catão, a Suíça de uma maneira geral está muito feliz com a capacidade de retomada do mercado brasileiros. “Tivemos um excelente número de pernoites logo após abrir as fronteiras. Estamos muito felizes com esta retomada, com a capacidade e a resiliência de recuperar rapidamente o turismo”, disse ela.
Segundo Vanda, as perspectivas são bastante positivas para Titlis. “Temos atividades além de esqui, com uma montanha que abre o ano inteiro e que diferencia as atividades de acordo com a estação do ano. No inverno, além do esqui, temos uma série de atividades para quem não esquia, como tobogã noturno, com direito a degustação de foundie na montanha iluminada por tochas”, complementou.