Daqui a exatos 100 dias, entre 5 e 21 de agosto, o Rio recebe os Jogos Olímpicos. Essa será a primeira vez que o maior evento esportivo do mundo será realizado na região. Ou seja, uma oportunidade única para mostrar a todos o grande potencial do destino tanto para o esporte quanto para o turismo.
Com orçamento estimado em cerca de R$7 bilhões, as Olimpíadas prometem mudar a forma como os visitantes estrangeiros vêem o Brasil e revolucionar os números que tangem ao recebimento de turistas, assim como já ocorreu com outras sedes, a exemplo de Barcelona e Londres.
Um dos melhores cases de sucesso, que mostra como sediar uma edição dos Jogos Olímpicos pode transformar completamente a visão de uma cidade, é o de Barcelona, que sediou o megaevento em 1992. Jordi Carnes, CEO da Barcelona Turismo, é categórico: “Um evento como esse é uma desculpa para mudar e melhorar a cidade”, define.
Carnes ressalta que antes das Olimpíadas, Barcelona não era conhecida no mundo, além de contar com uma taxa de 20% de desemprego, e uma crise econômica vigente. Foi então necessário remodelar o aeroporto, as telecomunicações, os meios de transportes, a área urbana da cidade, até a praia teve que ser modificada.
“Fizemos uma mudança estrutural na cidade com propósito de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Criamos quatro áreas olímpicas, abrimos a cidade para o mar, recuperamos a orla marítima, criamos 16 subsedes, foram 4.5 mil novos apartamentos com quatro vilas olímpicas”, enumerou.
Após o evento de 92, a cidade tornou-se mundialmente conhecida, além de integrar pela primeira vez a lista das cidades mais procurados do mundo. A oferta hoteleira passou de 13.352 quartos em 1992, para 34.689 quartos em 2014. O número de turistas, por sua vez, passou de 1,8 milhão em 1992, para 7,9 milhões em 2014.
Segundo Chris Lynn, vice-presidente para América do Norte e Mercados Emergentes do London & Partners – empresa responsável pela organização das Olimpíadas em Londres – para realizar o megaevento, a empresa estudou as últimas cidades que sediaram os Jogos Olímpicos, a fim de aprender com eles. “Aprendam com a história, mas vocês também podem aprender com o evento mais recente que aconteceu aqui no Brasil, a Copa do Mundo. Vejam o que pode ser melhorado”, incentiva Lynn.
Durante as Olimpíadas, Lynn aponta para quatro fatores que devem ser trabalhados. “’É preciso estar atento à mídia, ao turismo de lazer, aos eventos e convenções e aos negócios que podem ser gerados durante os Jogos”, explica. Segundo ele, é importante promover que a cidade está disponível para negócios, mesmo durante e, principalmente, depois do megaevento.