Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Tunísia, um oásis de atrações em meio à mesmice do turismo

Tozeur Tunísia, um oásis de atrações em meio à mesmice do turismo

A Tunísia possui uma infinidade de atrativos e paisagens (Divulgação)

O que dizer de um destino que consegue juntar, a um só tempo, praia e deserto; cultura e aventura; história e espontaneidade. Essa é a Tunísia, o próximo grande destino para os viajantes brasileiros. Descubra mais, e esteja preparado para vender.

A Tunísia está em uma localização única: no norte da África, na costa do mar Mediterrâneo. Ao mesmo tempo, está a apenas 200km de distância da Europa, mais especificamente da Sicília, na Itália, o que já dá uma boa dica de programa combinado. A costa tunisiana é a parte mais habitada do país, onde estão as maiores cidades como Túnis, a capital, e também Hammamet, Sousse, Monastir e Sfax. Essa área concentra os principais monumentos históricos, como as ruínas da antiga Cartago, o mausoléu de Bourguiba, o pai da pátria, e também a Medina de Túnis. Porém, o litoral também é um excelente destino de sol e mar, com diversos hotéis oferecendo acomodações luxuosas para quem quer apenas relaxar.

Só isso já seria o bastante para entrar em um avião e visitar a Tunísia. Mas tem mais. Conforme você se desloca para dentro do país, e para o sul, a paisagem muda drasticamente. A costa verde e ensolarada é substituída pelo não menos ensolarado deserto. De fato, um terço da área da Tunísia está inserida no deserto do Saara. Mas não deixe a aridez das areias te enganar. Há muito o que ver e fazer no deserto, e nos seus arredores.

Sidi 40 Tunísia, um oásis de atrações em meio à mesmice do turismo

A aventura em meio às dunas é uma das preferidas dos turistas (Divulgação)

Para mencionar alguns, é possível se aventurar nas dunas, e de várias maneiras: em um jipe 4×4, em um quadriciclo ou em um camelo local. Você pode ir a um acampamento no meio do nada, e passar uma noite sob um céu maravilhosamente estrelado. Ou ainda atravessar um lago salgado e chegar a um oásis de montanha, com direito a um refrescante banho de cachoeira.

Culturalmente, a Tunísia também tem uma oferta variada. Os antigos cartagineses, do famoso general Aníbal, foram substituídos pelos Romanos, que construíram termas e anfiteatros. Com a queda do império, chegaram os árabes, suas mesquitas e seus mercados. Há pouco mais de um século, o território foi dominado pelos franceses, cuja língua permanece até os dias de hoje, mesmo após a independência, em 1956. E assim, entre termas e teatros, medinas e croissants, a Tunísia oferece algo para todos os gostos. E por isso seu passageiro vai gostar.

Saia da mesmice. E venda mais.

As cidades da Tunísia

A Tunísia tem atrações espalhadas por diversas cidades. Veja as principais:

Túnis – a capital é a cidade mais importante do país, e porta de entrada por ar ou por mar. Seu vibrante centro inclui diversos edifícios de beleza ímpar, dos séculos XIX e XX, e também a Medina de Túnis, o grande mercado árabe com um sem-fim de lojinhas e restaurantes formando um labirinto onde é deliciosamente divertido se perder. Envolvido pela Medina está a principal mesquita da cidade, Ez-Zitouna.

Os pacotes para a Tunísia costumam incluir duas “cidades” – Cartago e Sid Bou Said. Mas essas, na verdade, são parte de Túnis, só um pouco mais longe do centro. Cartago foi uma cidade-estado na época do império romano que depois foi conquistada pelos próprios romanos. Hoje, o que se visita são as ruínas das antigas termas de Antonio Pio. Já Sid Bou Said é um bairro escarpado, lotado de cafés, galerias de artes e casas brancas com portas e janelas azuis. Com vistas incríveis para o mar mediterrâneo, é um dos passeios preferidos dos turistas.

Hammamet – Cidade litorânea a cerca de 80km de Túnis, tem como destaque seu centro histórico murado, com uma sequência de ruelas charmosas, com lojinhas e cafés, e uma fortaleza histórica. Também atrai pelas suas praias, onde vários hotéis resort oferecem tempo de qualidade para um relax.

Sousse – Outra cidade litorânea, na qual os hotéis de praia predominam, rodeados por cafés, restaurantes e baladas de todos os tipos. Mas Sousse, por estar mais ao sul, já começa a mostrar os sinais do deserto que se avizinha.

Monastir – Essa cidade foi a porta de entrada da cultura árabe na Tunísia. Sua grande atração é o museu e mausoléu de Bourguiba, o primeiro presidente tunisiano, que lançou as bases do país e que é considerado o Pai da Pátria.

Kairouan – Considerada uma das cidades mais importantes para a cultura islâmica, principalmente por sua Grande Mesquita, construída com mais de 400 colunas de pedra removidas da antiga Cartago. Também é conhecida como cidade dos tapetes, que lá são feitos em seda e lã, à mão.

Matmata – Já bem próximo ao deserto, Matmata é conhecida pelas casas trogloditas (do grego “que vive sob a montanha”). São residências escavadas na terra, com engenho e arte, e que até hoje abrigam o povo que vive na região.

Douz – O povoado de Douz é o último traço de civilização antes do deserto escancarado. Na cidade, e a partir dela, é possível fazer as atividades de deserto como passeios de quadriciclos, de dromedários, além de excursão e acampamento no Saara.

Tozeur – Próxima ao grande lago salgado de Chott El Jerid, a cidade de Tozeur é a base ideal para alcançar os oásis de montanha ou as locações de filmes como Star Wars ou O Paciente Inglês. Tozeur foi lar de estrelas de cinema nos anos 50, e guarda esse glamour até hoje.

Medina Tunis Tunísia, um oásis de atrações em meio à mesmice do turismo

Medina de Túnis (Divulgação)

A gastronomia tunisiana

Não há uma grande viagem sem uma grande gastronomia. E também nesse ponto a Tunísia é pródiga. A base são as comidas mediterrâneas – peixes, polvos, saladas, vegetais como abobrinha e berinjela. Mas então entra o toque árabe, que adiciona o couscous, o arroz com especiarias, o pão ázimo típico. Assim como a geografia, o cardápio muda de acordo com a parte do país em que você está. Mas alguns itens são onipresentes por toda Tunísia:

Azeite de oliva – Talvez essa informação te surpreenda, mas a Tunísia é o maior produtor mundial de azeite. Com mais de um milhão de oliveiras, o país produz um azeite de baixa acidez, que é exportado para o mundo todo. Inclusive para outros países produtores, que reembalam e revendem para terceiros.

Tâmaras – A deliciosa frutinha marrom das palmeiras do deserto está sempre à mão e à disposição, não importa em que parte da Tunísia você esteja. São mais de oito milhões de tamareiras espalhadas por todos os cantos, o que garante uma produção constante – e saborosa.

Harissa – Essa especiaria local, de cor avermelhada, é a queridinha dos tunisianos. Geralmente é consumida em forma de uma pasta que, de longe, pode lembrar ketchup ou massa de tomate. Mas cuidado: a harissa normalmente é picante, e os mais afoitos podem precisar de um copo de leite para neutralizar seus efeitos.

Vinho – Como país mediterrâneo, a Tunísia tem clima favorável para a produção de uvas e vinhos, com dias quentes e noites frescas. E o vinho da Tunísia, se não é famoso, é sim um produto de boa qualidade. Como é pouco exportado, a melhor chance de prová-lo é durante uma viagem ao país.

Chás – Embora se encontre bom café em todo o país, a Tunísia tem uma tradição em degustar chás. Normalmente chás escuros, servidos quentes ou frios, que podem ser incrementados com ervas aromáticas ou com outros complementos, como pinoli. Uma experiência imperdível é entrar em um estabelecimento tradicional, sentar nos tapetes e almofadas e tomar um típico chá tunisiano.

Chott 1 Tunísia, um oásis de atrações em meio à mesmice do turismo

Grande lago salgado de Chott El Jerid (Divulgação)

Viajando com quem conhece

A Tunísia é um tremendo destino. Seus passageiros certamente vão adorar. Mas na hora de vender, o ideal é escolher uma operadora especialista.

A ONTT – Organização Nacional de Turismo da Tunísia – escolheu um grupo selecionado de operadoras brasileiras como parceiras preferenciais. Essas empresas visitaram o destino, os hotéis, as atrações e desenvolveram pacotes ao gosto dos brasileiros. Há aquelas que operam grupos, outras se dedicam ao luxo, outras ainda às experiências ou aventuras.

Os especialistas em Tunísia podem tirar dúvidas, dar recomendações e combinar Tunísia com outros destinos. Eles podem personalizar os programas, ou oferecer pacotes regulares bem montados a preços muito convidativos.

Mais ainda, as operadoras podem oferecer diversas formas de financiamento, fazendo com que a venda fique ainda mais fácil para o agente e o passageiro.

Outra vantagem e trabalhar com as operadoras especialistas é a tarifa dos bilhetes aéreos. A ITA, companhia aérea italiana, é apoiadora do projeto, e oferece preços com desconto para os voos a Tunísia vendidos pelas operadoras especialistas. Escolha a sua e boas vendas!

Ásia Total – (11) 3172-6880 /[email protected]

Flot – (11) 3090-9996 / [email protected]

Mondiale – (19) 2137 – 3001

Nova – (11) 5042-5100 / [email protected]

Schultz – (41) 3303-6565 / [email protected]

Terramundi – (11) 3060-5800 / [email protected]

Transmundi – (21) 2262-6262 / [email protected]

Uneworld – (51) 9999-95902 / [email protected]

Venturas -(11) 3879-9494 / [email protected]

Receba nossas newsletters