Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Barcelona por Gaudí

Quando falamos em Barcelona, na Espanha, uma única coisa me vem à mente: Antoni Gaudí. A primeira vez que estive na cidade pude conhecer a Sagrada Família, só por fora, mas já deu para ter uma idéia da genialidade do artista. Na época fiquei meio na duvida se tinha ou não gostado da igreja, mas hoje pensando melhor acho que gostei sim. Agora, da segunda vez que visito a cidade pude conhecer outras obras de Gaudí, como o Park Güell, e as casas Milá e Batló.

Meu dia começou logo cedo, para chegar no Park Güell antes de todos os outros turistas da cidade. Deu certo porque eu praticamente ajudei a abrir o portão. Tive um pequeno tempo sozinha no parque e pude desfrutar bastante. Para visitar tudo é preciso muito tempo, porque o parque é grande, mas para quem quer curtir só o Gaudí uns 30 minutos bastam. Suas obras estão todas em um único local chamado Zona Monumental.

 

Banco ondulado que não foi projetado por Gaudí chatiada Barcelona por Gaudí

Banco ondulado, que não foi projetado por Gaudí #chatiada

Confesso que fiquei bastante decepcionada quando descobri que o banco ondulado do Terraço do parque não foi feito por Gaudí e sim por Josep Maria Jujol. Para mim, o mais legal é a entrada com as duas casas – aí sim feitas por Gaudí – e as escadarias com suas esculturas. Fora isso, o espaço ainda tem um museu aberto a visitação e uma casa privada, também projetada pelo artista – mas essa é de propriedade privada.

 

Entrada do Park Güell Barcelona por Gaudí

Entrada do Park Güell

Depois do Park Güell foi a vez de visitar a Casa Milá, popularmente conhecida por La Pedrera. O edifício modernista foi projetado por Gaudí para um rico empresário têxtil de nome Milá. No local pode-se visitar o terraço, com uma bela vista de Barcelona e as icônicas estruturas de Gaudí, assim como um dos pisos do prédio que serviu de casa do então ricaço, e outro que hoje abriga um museu com alguns projetos e maquetes do artista. Essa casa é muito rápida de se visitar, meia hora e você já viu tudo.

 

Casa Milá em minuatura porque a original estava com a fachada em reforma e não deu para tirar foto Barcelona por Gaudí

Casa Milá, em minuatura porque a original estava com a fachada em reforma

O que eu mais gostei foi mesmo a Casa Batló. Me surpreendeu bastante. Para começar, eles possuem um sistema de audio guide bem moderno com interatividade em alguns ambientes; onde por meio de uma tela conseguimos visualizar como era a antiga casa quando habitada, com móveis e explicações de onde Gaudí tirou suas inspirações para a construção. São diversos andares e cada um deles reserva surpresas.

 

Audio guide com interatividade Barcelona por Gaudí

Audio guide com interatividade

Eu sempre achei Gaudí interessante, com seus mosaicos de azulejo. Nesse dia de visita às suas obras fiquei num primeiro momento meio decepcionada com ele; mas vendo a Batló voltei a admirá-lo. Ele foi um gênio de sua época, se utilizando de técnicas de arquitetura que até então nunca tinham sido se quer pensadas. Quem estiver em Barcelona e tiver pelo menos uma hora para reservar, vale muito a pena uma visita na Casa Batló.

 

Lisia Minelli

Receba nossas newsletters