Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

A MSC Cruzeiros inaugurou oficialmente o MSC Preziosa, seu 12º navio da frota. Para a ocasião, a companhia convidou alguns repórteres e agentes de viagem para participar da festa, que aconteceu em Gênova (Itália), no dia 24 de março. A viagem teve início dia 20 e acontece até dia 29 – ou seja, tem muita coisa para se fazer além da conhecer o maior e mais modernos navio da frota MSC. Como disse, tudo começou no dia 20 e a repórter do MERCADO & EVENTOS [euzinha] que vos fala partiu de São Paulo rumo a uma viagem cheia de novidades e destinos maravilhosos. A novidade é claro, foi a grande inauguração do navio. Mas vamos começar do começo. O voo de São Paulo à Gênova demora muito. Foram horas e mais horas dentro de um avião, com direito a conexão e tudo mais. Chegamos. A primeira parada foi em Gênova, que a MSC tem como um de seus principais portos. Neste primeiro dia (21/03) estávamos livre para descansar. Mas quem disse que jornalista descansa? Mal fizemos check in no hotel Meliá – aliás muito bom, confortável e chique – já arranjamos o que fazer. A pauta sugerida foi conhecer Portofino, afinal, tínhamos o dia livre e a maioria ainda não conhecia o destino. Alugamos uma van e fomos todos.

O grupo de jornalistas brasileiros tem de tudo um pouco. Revista, TV, celebridades e claro, o MERCADO & EVENTOS – veículo especializado no trade – e alguns outros mais. Mas voltemos para Portofino. Que lugar lindo! Fiquei muito impressionada com a beleza da cidadezinha. O lugar é bem simples, com muitos bares e restaurantes a beira de um cais com barcos de pescaria, veleiro e lanchas. Uma delícia de se passar uma tarde com amigos ou uma boa companhia. Apesar de ser bem pequenininho, há muito o que se fazer, além claro, de tomar um bom vinho e comer petiscos de frente àquela vista maravilhosa.
Portofino1 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

No dia 23, aconteceu a grande festa do MSC Preziosa. A madrinha de toda a frota da MSC, a Diva e atriz Sophia Loren, estava presente. Ela já está meio velhinha, mas sua presença deixa todos de queixo caído. Ela entra e rouba toda a cena. Ela é Diva e pronto, falei! Fiquei apaixonada!. E eu como repórter, tive a oportunidade de participar de uma coletiva de imprensa com ela. Sentei na primeira fileira, claro, porque não queria tirar os olhos dela. À noite foi a grande celebração. Uma festa digna de um navio como o MSC Preziosa, com direito a apresentação teatral, musical e um flash mob inesperado de três navios juntos: MSC Opera e MSC Splendida, que também estavam aportados em Gênova, participaram da inauguração de seu mais novo companheiro de mares. Os navios se alinharam um quase de frente ao outro e por meio de sons e luzes se comunicavam, dando as boas vindas ao mais novo membro da família MSC Cruzeiros. Depois do flash mob, os dois navios partiram e o MSC Preziosa teve sua primeira viagem com passageiros no domingo, dia 24.

Sophia Loren batiza novo navio1 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

E no domingo, até Deus descansou. Hoje já é segunda e o dia começou com a chegada ao porto de Nápoles. A primeira parada do navio permitiu que os passageiros fizessem uma excursão bem legal pelas ruínas de Pompeia, que fica a cerca de 30 minutos do porto de Nápoles – o terceiro mais importante da Itália e o segundo no segmento de cruzeiros marítimos do país. Todo mundo já conhece um pouco da história de Pompeia – aquela cidade que foi soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio. Mas vocês sabiam que o Vesúvio é o último vulcão ativo da Europa? Sua altura é de cerca de 1300 metros e ele tem dois picos, chamados: Montezuma e Vesúvio. Segundo nosso guia, o vulcão entra em erupção a cada 50 anos, mais ou menos. A última foi em 1943. Se as previsões estiverem corretas, em breve, ele dará sinais de vida novamente. Espero que as previsões estejam erradas! A erupção que soterrou cinco cidades e matou mais de duas mil pessoas aconteceu em 79 d.C. A maioria das pessoas que moravam na região sobreviveram, mas ainda assim, muitas vidas se perderam naquele dia 24 de maio.

Em Pompeia, nosso grupo teve a oportunidade de caminhar pela cidade e descobrir um pouco daquela época e das pessoas que ali viviam, há mais de dois mil anos. Isso mesmo, Pompeia foi fundada 800 anos a.C. Como a cidade desapareceu há muitos anos, outras cidades surgiram no mesmo local. Sua descoberta foi meio acidental. Por volta dos anos 1700 a população da nova cidade escavava para a abertura de um poço de água quando encontraram corpos petrificados pelo Vesúvio. As escavações, na verdade, só tiveram início em 1861 e até hoje a cidade não foi totalmente recuperada. Segundo o guia, cerca de 1/3 dela ainda está embaixo da terra – a cerca de 12 metros.

Na praça principal daria para ver o Vesúvio que está escondido atrás das nuvens2 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Na praça principal daria para ver o Vesúvio, que está escondido atrás das nuvens

Ruínas de Pompeia1 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Ruínas de Pompeia

Templo de Apolo1 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Templo de Apolo

Nosso passeio durou mais de duas horas e passamos por diversas casas, comércio, prédios governamentais e locais sagrados. Vale muito a pena! Mas acho que todo mundo queria mesmo era ver os corpos petrificados. Eu pelo menos estava muito ansiosa. Eu pensei que fosse ver milhares deles amontoados pelas ruas, mas não é bem assim. Somente em alguns locais podemos ver essas pessoas e ainda assim, elas estão protegidas por vidros, pois, sua estrutura é frágil. E ainda bem que é assim, porque conseguimos ver em seus rostos petrificados toda a dor que eles sentiram antes de morrer. Fiquei bastante impressionada! É lindo, mas, triste; porque passeamos por lugares onde eles habitavam e ficamos imaginando seu modo de vida e de repente, tudo virou cinzas. De acordo com o guia, as pessoas morrem por causa dos gases tóxicos e da fuligem do vulcão – diferente do que muitos pensam, que foi devido ao derramamento da lava.

Famosas esculturas humanas de Pompeia MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Famosas 'esculturas' humanas de Pompeia

Este foi o que mais me impressionou podemos sentir e ver seu sofrimento MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Este foi o que mais me impressionou, podemos sentir e ver seu sofrimento

Dizem que esta pessoa já estava morta antes do Vesúvio será...3 MSC Preziosa: A vida deveria ser medida em momentos e não em minutos

Dizem que esta pessoa já estava morta antes do Vesúvio, será...

Bom, a viagem do MSC Preziosa ainda não acabou. Até o dia 29 de março muita coisa vai acontecer. E a repórter aqui ainda vai descobrir muitas outras coisas do velho continente e, em especial, da Itália, para contar para os nossos internautas. Como disse, a viagem continua e já temos visitas programadas para Messina/Taormina (Itália), La Goulette (Tunísia) e Barcelona (Espanha), onde desembarcamos e voltamos para o Brasil. Mas até lá, voltarei com mais. Fiquem atentos!

Lisia Minelli

Receba nossas newsletters