Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Redação ME

Seychelles

Quando me disseram que eu faria uma presstrip em Seychelles, quase caí da cadeira. Esse é o tipo de lugar que sempre ouvimos falar mas nunca nos imaginamos nele. Não por ser algo impossível, mas apenas meio fora de nossa realidade. Afinal, se o príncipe William e sua esposa Lady Kate – para os íntimos apenas – passaram lua de mel no destino, deve ser mesmo maravilhoso.  Então, aqui estou eu. Sentada nessa paradisíaca ilha escrevendo essa matéria. Vamos começar fazendo uma breve aula de história e contextualização. Seychelles é um arquipélago de 115 ilhas de granito e coral, localizada no Oceâno Índico, sendo Mahe, Praslin e La Digue as mais conhecidas. Apesar de serem consideradas as ilhas mais antigas do mundo, Seychelles só foi descoberta por volta de 1700 de alguma coisa. Foi colonizada por franceses e ingleses; e o idioma local creole é uma mistura entre a língua dos escravos africanos que para cá vieram e do inglês.

Hoje, a região possui dois atrativos considerados Patrimônio Mundial pela Unesco: Atol de Aldabra e o Valle de Mai. Infelizmente não pude visitar o atol, mas o Valle de Mai eu visitei sim. A lenda local diz que esse pode ter sido o sítio original do bíblico jardim do Éden. Isso eu não posso afirmar, mas posso dizer que é no mínimo interessante uma visita na ilha de Praslin para ver o curioso coco de mer. Já explico porque curioso. Não sei se eu posso escrever essa palavra aqui no blog, mas não tem como explicar com outras. É sério! Tentei achar uma e não consegui. O coco de mer tem o formato de uma bunda. Pronto falei! O coco feminino tem esse formato, enquanto o masculino é comprido.  Eles demoram anos para nascer e estão em extinção. Bom, vejam a foto a seguir e cada um pense o que quiser. Também em Praslin fomos numa praia chamada Anse Lazio, que dizem ser uma das dez mais bonitas do mundo.

 

Coco de Mer demora pelo menos sete anos para crescer e pode ter até 25kg1 Seychelles

Coco de Mer demora pelo menos sete anos para crescer e pode ter até 25kg

 

 

Esse é o coco de mer marculino2 Seychelles

Esse é o coco de mer marculino

 

Praia de Anse Lazio é a mais famosa das ilhas1 Seychelles

Praia de Anse Lazio é a mais famosa das ilhas

 

Para se chegar até Praslin é preciso pegar um barco para um percurso de uma hora mais ou menos. Eu não sou a pessoa mais indicada para falar, pois passo mal sempre em barcos, navios e afins; mas esse barco balança muito mesmo. Eu tomei um remedinho e desmaiei a viagem toda, mas teve gente que não tomou nada e passou muito mal. Então fica a dica.

Além de Praslin, estive também em Mahé e por lá tive a oportunidade de fazer um passeio de barco para conhecer outras ilhas. O passeio que eu fiz foi num barco hotel, que faz cruzeiros de sete dias ao redor das ilhas Seychelles. Na ocasião, fizemos um percurso pequeno até a ilha de Moyenne. O dono do barco contou que a ilha foi propriedade particular de um jornalista inglês, ainda na época da colônia. Não sei como ele conseguiu comprar uma ilha com salário de jornalista…… Antes de morrer, o antigo dono deixou a ilha para o governo de Seychelles que a transformou em uma espécie de santuário onde não se pode construir nem habitar. No local, há apenas uma pequena praia e um parque natural onde muitos animais vivem, inclusive a tartaruga gigante.

 

Passeio até a Moyenne Island1 Seychelles

Passeio até a Moyenne Island

 

Tartarugas gigantes são habitantes comuns da ilha1 Seychelles

Tartarugas gigantes são habitantes comuns da ilha

 

Como em todas as famtrips, sempre ficamos em mais de um hotel. Afinal, essa é uma oportunidade dos agentes e operadores conhecerem o produto que venderão. Essa parte é sempre mais chata, trocar de hotel, fazer inspeção, mas dessa vez ninguém reclamou. Um dos hotéis que nos hospedamos foi o Four Seasons. Puro luxo! Eu fiquei tão mimada que a impressão que eu tinha era que se eu pensasse em algo, se realizaria. Os outros hotéis que estivémos foi o Constance Ephilia Resort e o Sainte Anne Resort, que são ideais para família; e ainda o Coral Strand Smart Choice Hotel, que tem um público mais jovem e a praia mais agitada.

 

 

Constance Ephilia Resort2 Seychelles

Constance Ephilia Resort

 

Sainte Anne Resort1 Seychelles

Sainte Anne Resort

 

Não posso deixar de citar a participação dos operadores. Esse grupo foi muito animado e divertido. Em poucos dias o que citei acima foi o que mais marcou na viagem. Mas Seychelles tem muito mais a oferecer. Uma semana de férias nesse lugar revigora qualquer um.

 

Grupo de operadores brasileiros2 Seychelles

Grupo de operadores brasileiros

 

Lisia Minelli

Receba nossas newsletters