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Feiras e Eventos

6​ª Fita muda formato e prevê reunir 600 profissionais de turismo

Rosa Masgrau, Roy Taylor, do M&E com Rosemary e Adenauer Góes, da Setur-PA

Rosa Masgrau, Roy Taylor, do M&E com Rosemary e Adenauer Góes, da Setur-PA


A sexta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) está totalmente estruturada para receber os profissionais da cadeia produtiva do turismo em }ambitos nacional e internacional. O evento começa amanhã, dia 22, e segue até o sábado, dia 23, no Hangar – Centro de Convenções de Belém. O primeiro dia será focado às palestras e seminários de autoridades do turismo como Eduardo Sanovicz, Antonio Azevedo, da Abav Nacional e Enrico Fermi, da ABIH Nacional. Já o sábado, dia 23, será direcionado para a realização da Bolsa de Negócios entre operadoras, agências de viagens, hotéis e companhias aéreas e os workshops dos polos turísticos e do Prodetur. “Vamos avaliar esse novo formato da feira, que reflete esse momento de retomada do planejamento do turismo do Pará. Queremos servir de exemplo para Amazônia. Não é fácil fazer um evento desse porte”, antecipou Adenauer Góes, secretário de turismo do Pará, em encontro com o MERCADO&EVENTOS nesta quinta-feira (21/06) na capital paraense.

A Fita, de acordo com ele, integra a estratégia de fortalecimento do Pará no mercado de turismo e atua como impulsionador da atividade econômica estadual. “Esperamos a participação de 600 profissionais interessados em conhecer os produtos turísticos do Pará”, disse Góes, mencionando que a feira é resultado de recursos tanto do governo estadual quanto da iniciativa privada. “O empresário contribuiu para a oferta de tarifas de incentivo”, comentou. Durante a feira, a Setur-PA apresentará o Plano Estratégico do Pará, lançado no final do ano passado, uma ferramenta de implementação de macroprogramas nos seis pólos turísticos estaduais. “Também promovemos o 6º Workshop do Prodetur, informando sobre quais requisitos devem ser cumpridos para que os municípios consigam ingressar no programa de financiamento do BID”, destacou o secretário. A meta é captar US$ 44 milhões para investimentos em infraestrutura turística em três grandes pólos turísticos. “Enquanto o pólo Marajó receberia 50% do valor, o pólo Tapajos ficaria com 35% do montante. Os outros 15% seriam entregues para as ilhas no entorno de Belém”, explicou Góes.

A Setur-PA assina ainda um convênio com agências de viagens para a viabilização do programa Passaporte do Pará. O projeto visa fomentar o turismo doméstico durante a baixa temporada e é voltado para os servidores do Estado, do Banco da Amazônia e da Caixa Econômica Federal. “Paralelamente a esse contrato realizaremos uma primeira reunião com o turismo da Martinica, ilha caribenha, para discutir a operação de voos ligando Belém ao país”, anunciou o secretário. Além disso, a Fita 2012 marcará o início das atividades de inventariação da oferta turística do Pará por meio de tablets. Todos os dados coletados pelos profissionais do Prodepa, empresa pública responsável pela coordenação dos dados estaduais, seráo enviados diretamente. “Essa tecnologia também estará disponível para os usuários de smartphones. Vamos lançar um aplicativo móvel sobre os atrativos do Pará e área antiga de Belém”, completou o secretário.  

Leila Melo, de Belém

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