Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Dono de British Airways e Iberia avança em possível aquisição da TAP, diz jornal

tap

O grupo, inclusive, já selecionou assessores jurídicos e de comunicação, num sinal de que pretende entrar na corrida à compra de uma participação na companhia aérea (Divulgação)

Uma reportagem exclusiva do portal português ECO revela que o International Airlines Group (IAG), dono da Iberia, British Airways, Vueling e LEVEL, avançou numa possível aquisição da TAP em processo de reprivatização, que ainda não teve qualquer aprovação por parte do conselho de ministros. O grupo, inclusive, já selecionou assessores jurídicos e de comunicação, num sinal de que pretende entrar na corrida à compra de uma participação na companhia aérea.

O IAG já teria escolhido a agência de comunicação Cunha Vaz & Associados (CVA) e o escritório de advogados Vieira de Almeida (VdA), segundo apurou o ECO. O portal português cita ainda que as ligações à América do Sul, em particular ao Brasil, são consideradas o principal atrativo da companhia portuguesa para uma possível aquisição por parte do IAG.

Dos três candidatos, o grupo IAG é o que mais cria dúvidas, devido ao risco que a proximidade do aeroporto de Madrid, que serve de hub à Iberia, representa para a manutenção do hub da TAP em Lisboa. E recentemente, o grupo também anunciou um acordo para comprar a totalidade do capital da espanhola Air Europa, o que pode dificultar ainda mais o negócio justamente pelas pretensões do governo sobre o futuro da TAP.

Os dois outros principais interessados na operadora aérea portuguesa são a Lufthansa e do grupo Air France–KLM. A companhia alemã assumiu durante a apresentação dos resultados de 2022, no início de março, que os alvos mais interessantes para fusões e aquisições na Europa são a TAP e a ITA, negociando com o governo italiano a aquisição de 40% do capital desta última. Em meados de fevereiro, o CEO do grupo franco-holandês também elogiou a companhia portuguesa.

Receba nossas newsletters