Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Pacote TwoFlex: entenda o que ganha a Azul com a aquisição da companhia

TWOFLEX

Aquisição da companhia regional abre possibilidades para a Azul

Por mais que não estejam perfeitamente claros os planos da Azul com a aquisição da TwoFlex, é possível enxergar estratégia por trás da transação. Os 39 destinos atendidos pela companhia especializada em aviação regional e táxi aéreo são somente parte do pacote da compra, que inclui 17 aeronaves Cessna Grand Caravan, slots na pista auxiliar de Congonhas e o fim da parceria com uma das principais concorrentes da Azul, a Gol.

A Azul, que já ostenta o posto de maior companhia em número de destinos atendidos, com 106, ganhará destinos ainda não atendidos após a incorporação da TwoFlex, reforçando ainda mais a sua estratégia de hubs para atender ao mercado de aviação regional.

Na região Sul, por exemplo, a TwoFlex conta com bases em Porto Alegre e Curitiba, também atendidas pela Azul, oferecendo ligações para 16 cidades nos estados de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Outros exemplos de base compartilhada entre as duas companhias são Cuiabá, Manaus e Belém.

A estratégia da Azul é fortalecer cada vez mais a capilaridade destes hubs regionais e estaduais, com voos para cidades do interior do Brasil. Hoje essas rotas são feitas com os ATRs. No entanto, a aquisição permitirá a Azul utilizar voos da TwoFlex em rotas não tão lucrativas. A maior ramificação destes hubs menores possibilitará a companhia abastecer ainda mais o seus três grandes hubs principais em Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife (Pernambuco).

Congonhas

A aquisição da TwoFlex traz consigo também a posse de 14 slots na pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas. A companhia, que correu por fora na disputa por slots no terminal, acabou ficando com o espaço por operar aeronaves de menor porte. A legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), porém, veda apenas a operação de aeronaves a jato na pista auxiliar, o que não restringe o uso de ATRs.

ATR72-600 da Azul.

ATR72-600 da Azul

Desta forma, os horários de pouso e decolagem poderão ser utilizados pela Azul, aumentado a capacidade de cada decolagem de nove passageiros com o Cessna da TwoFlex, para 68, com os ATR 72. A manobra seria permitida, tendo em vista que a resolução da Anac autoriza a transferências de slots entre companhias do mesmo grupo.

Disputa com a Gol

O avanço da Gol na aviação regional em 2019 fez com que a Azul se manifestasse no ano passado, apontando o movimento como “não natural”. Além de anunciar a operação de alguns destinos, a companhia também reforçou acordos de codeshare com Map, Passaredo (hoje VoePass) e TwoFlex. Além de rentabilidade, evitando entrar em rotas que não garantiriam ocupação necessária, as parcerias surgiram com objetivo de atender a aeroportos que não contam com capacidade para receber voos da Gol, operados por B737s.

Com a compra da TwoFlex, a companhia inviabiliza a operação de alguns destinos, entre eles os do Rio Grande do Sul, Amazonas e Pará, anunciados no ano passado. A transação também traz uma dúvida sobre o futuro das rotas regionais do Ceará, anunciadas em dezembro, que se conectariam com o hub de Fortaleza.

A Gol se manifestou na última quarta-feira (15) ressaltando que acordo com a TwoFlex de compartilhamento de voos e compra de capacidade representou apenas 0,007% do número de assentos ofertados em 2019. A companhia reforçou ainda que o fim da parceria não afeta o plano de expansão regional.

Receba nossas newsletters