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Cruzeiros

RETROSPECTIVA 2019: CRUZEIROS – Parte 1

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Dados inéditos da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) provaram que a Temporada de Cruzeiros Marítimos de 2018/2019, assim como outros setores do Turismo nacional, teve um crescimento significativo e ajudou a fomentar a indústria em 2019. A temporada de 2018/2019 no Brasil chegou a 100% de ocupação nos quase 500 mil leitos ofertados.

Leia a parte 2 da retrospectiva aqui

A temporada, que teve iniciou no dia 13 de novembro de 2018 e encerrou-se em 18 de abril de 2019, injetou mais de R$ 2 bilhões na economia do país. Isso representou um aumento de 16,2% em comparação ao período 2017/2018, o que significa um acréscimo de R$ 291 milhões. Este é o terceiro ano consecutivo que o segmento vem apresentando dados positivos e esse crescimento pode ser explicado por inúmeros fatores.

O investimento em infraestrutura, com a melhoria e abertura de novos portos para recepcionar mais turistas e navios nos próximos anos é apenas um deles. O Ministério do Turismo e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), anunciaram durante o 3° Fórum Clia Brasil, realizado no mês de setembro em Brasília, o financiamento de pelo menos 15 novos portos ao longo da costa brasileira.

No começo do ano, durante a BTL, Adriana Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião, já havia anunciado a construção do Home Port de São Sebastião, em São Paulo, para receber cruzeiros marítimos em 2020. Essa ação tem como objetivo principal a atração de mais turistas para a região litorânea. Isso prova que os destinos brasileiros estão interessados a investir nessas mudanças para atração desse mercado.

O que nós leva a um outro ponto que foi pauta de debate e trabalho nesse ano: a atração de novos navios para o Brasil. Na temporada deste ano, sete navios operaram na costa brasileira, transportando, aproximadamente, 462 mil cruzeiristas (crescimento de 10,5% ante os 418 mil anteriores) por 14 destinos nacionais, sendo eles: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, Ubatuba e Balneário Camboriú.

Para essa temporada atual, 2019/2020, a MSC passa a contar com quatro navios em operação no país, aumentando em 15% sua oferta. Junto ao Poesia, Fantasia e Seaview da armadora, o Sinfonia também navega por águas brasileiras nesta temporada, em um novo porto operante no país.

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, passou a ter embarques e desembarques, ampliando as opções para os moradores da região Sul do país. Na temporada 2020/2021, Itajaí será o Home Port do MSC Sinfonia.

A Costa Cruzeiros retornou com o Pacífica e Fascinosa, enquanto a Pullmantur navega com o Soberano, trazendo 531.121 leitos divididos por 144 roteiros e 575 escalas. O Costa Luminosa, Fascionosa e o Pacifica também terão embarques no porto nesta temporada atual.

A adição desses novos portos e a chegada de novos navios nos indicam que este temporada, que se iniciou no meio de novembro e vai até 14 de abril de 2020, será ainda melhor. Estima-se que o Brasil voltará ao patamar de 500 mil cruzeiristas nesta que será a maior temporada em anos, com 928 dias de navegação.

Em nível global, estima-se que mais de 32 milhões de pessoas viajarão de cruzeiros em 2020, segundo estudo da Clia. Para atender à essa demanda, 19 novas embarcações devem estrear no próximo ano, totalizando 278 navios espalhados pelos mares. De acordo com o relatório anual da Cruise Industry News, até 2027, a expectativa é que o mercado tenha 500 embarcações operando.

Apenas neste ano de 2019, tivemos grandes lançamentos de novos navios. Armadoras como MSC, Costa Cruzeiros, Norwegian e Royal Caribbean foram apenas algumas a lançarem novos produtos neste ano. Para 2020, sabe-se que além destas, outras armadoras irão inaugurar novos navios, como é o caso da Regent Seven Seas e Uniworld. As inaugurações e futuros lançamentos poderão ser vistos na parte 2 da retrospectiva.

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