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Cruzeiros

RETROSPECTIVA 2019: CRUZEIROS – Parte 2

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Na parte 1 dessa retrospectiva, pudemos ver os números positivos apresentados pelo setor que mais cresce no Turismo atualmente, e as razões pelas quais esse crescimento tem acontecido de forma consistente nos últimos anos. Além da preocupação dos destinos em investir na infraestrutura portuária, divulgação e melhorias para atrair mais navios, as armadoras tem outras preocupações que ajudaram a alcançar esses bons números.

Leia a parte 1 da retrospectiva aqui

A criação de novos produtos: novas embarcações, roteiros, melhorias nos navios já existentes e uma preocupação ambiental que vem se tornando pauta frequente na indústria. No inicio deste ano de 2019, a MSC, que havia anunciado a inauguração de dois novos navios, estreou o primeiro deles na França, O MSC Bellissima, da classe Meraviglia. Em novembro, foi a vez do primeiro navio da classe Meraviglia Plus, o Grandiosa, que foi oficialmente inaugurado em Hamburgo, com a presença de cinco mil pessoas.

A MSC tem investido fortemente na expansão de seus produtos. Além das duas novas embarcações, neste ano, a armadora também estreou sua ilha privativa nas Bahamas, a Ocean Cay, que desde de novembro de 2019 recebe os navios da MSC.

Para os próximos anos, a expansão continua. Após a inauguração do Grandiosa, 15º navio da armadora, a armadora já anunciou a inauguração dos navios MSC Virtuosa (2020) e MSC Seashore (2021) e o inicio da construção de quatro navios de ultraluxo pela Fincantieri, que deverão ser entregues entre 2023 a 2026. Esse crescimento tem um objetivo. Nos últimos 16 anos, a armadora cresceu cerca de 800% em capacidade, se consolidando como quarto maior player do setor. Em 2022, no entanto, a MSC será o 3º maior player do mercado e até 2027, triplicará sua oferta, visando embarcar 5,5 milhões de passageiros anualmente.

A Costa Cruzeiros também tem dado força para o seu plano de expansão, que abrange um total de sete novos navios com entrega prevista até 2023. Em 2019, a armadora aumentou sua frota com o lançamento de duas novas embarcações: o Costa Venezia, em março e o Smeralda, em dezembro. Previsto para inaugurar inicialmente em novembro deste ano, após diversos atrasos, o Smeralda foi oficialmente inaugurado em Savona.

Já estão em construção dois novos navios para serem inaugurados em 2020 e 2021. O irmão gêmeo do Venezia, o Costa Firenze, desenvolvido para o mercado chinês, tem previsão de entrega em outubro de 2020. Em 2021, será a vez da inauguração do irmão do Smeralda, o Costa Toscana, que já está em construção e também será movido a GNL.

No mercado brasileiro, o ano da Costa Cruzeiros também teve novidades marcantes. A saída de Alex Calabria, que desde 2017 ocupava o cargo de gerente de Vendas e Marketing para o Brasil, em setembro e o anúncio de uma maior temporada em 2019/2020 merecem ser relembrados.

Em abril, a Royal Caribbean recebeu oficialmente o 26º navio de sua frota, o Spectrum of the Seas, em uma cerimônia realizada em Bremerhaven, na Alemanha. O primeiro da classe Quantum Ultra, tem Xangai como porto de base desde junho deste ano.

Em 2020, é a vez do Odyssey of the Seas, que tem previsão de inauguração em novembro e será o primeiro navio da Quantum Ultra Class a operar na América do Norte. O ano de 2021 também será grande para a armadora, que inaugura o quinto navio da classe Oasis, o Wonder of the Seas, maior navio de cruzeiros do mundo.

Seguindo a tendência, a Royal também está investindo 24 milhões de euros num novo terminal de cruzeiros próprio na ilha de Roatán, em Honduras. Com previsão de conclusão de obras em um ano, a receita da ilha deverá aumentar para mais de US$ 157 milhões depois da ampliação do porto, que faz parte da fase um do projeto. Em 2018, a chegada de cruzeiristas à ilha gerou receitas de US$ 56 milhões. A segunda fase marcará a ampliação do centro de distribuição de visitantes da ilha.

O mais novo navio da Norwegian foi inaugurado este ano

O mais novo navio da Norwegian foi inaugurado este ano

A Norwegian Cruise Line também inaugurou um novo produto este ano: o Norwegian Encore, maior navio da frota que teve seu lançamento realizado no dia 31 de outubro de 2019, também em Bremerhaven na Alemanha. O Encore é o 17º navio da armadora e o último a ser construído em um estaleiro alemão. A partir de agora, vale o contrato com um novo estaleiro italiano, no projeto Leonardo. O que se sabe é que a armadora tem planejado a construção de sete novos navios na Itália.

O mês de outubro deste ano também marcou mudanças na estrutura organizacional da marca, com o anúncio da saída de Andy Stuart, presidente e diretor executivo da NCL. No dia 31 de dezembro deste ano, Andy deixa os cargos, que serão assumidos por Harry Sommer, atual presidente internacional da Norwegian Cruise Line Holdings.

Em 2020, a Regent Seven Seas lançará ao mar o seu novo navio, o Seven Seas Splendor, que contará com a maior suite de luxo da indústria. A Regent também já anunciou o inicio da construção do seu sexto navio do segmento de luxo. O novo irmão do Seven Seas Explorer e do Seven Seas Splendor tem previsão para que fique pronto em 2023.

A empresa mais mágica do mundo também anunciou novidades na indústria de cruzeiros para os próximos anos. A Disney Cruise Line, companhia de cruzeiros do grupo Disney, eleita a melhor linha de cruzeiros do mundo em 2019, anunciou a chegada de três novos navios nos anos de 2021, 2022 e 2023. Cada embarcação terá aproximadamente 1250 cabines. O primeiro navio a ser entregue já possui nome: Disney Wish. A embarcação será o quinto navio da frota e tem previsão de entrega para 2021 e inicio de operações em 2022.

A Disney também anunciou novidades nos roteiros dos próximos anos: Os cruzeiros temáticos de Star Wars e Marvel voltarão em 2020, a bordo dos navios Disney Fantasy e Disney Magic pelo Caribe e Bahamas. Além disso, a Disney também revelou o retorno das operações em New Orleans, nos Estados Unidos, em 2021.

A Oceania Cruises também anunciou a encomenda de dois novos navios da classe Allura, que devem ser entregues em 2022 e 2025 pela Ficantieri. Mais detalhes sobre os futuros lançamentos devem ser anunciados nos próximos anos.

Fluviais

AmaMora, novo navio da Amawaterways, estreou no Rio Reno neste ano

AmaMora, novo navio da Amawaterways, estreou no Rio Reno neste ano

O mercado de fluvial também demonstrou interesse no crescimento do setor. A AmaWaterways lançou três novos navios fluviais ainda no primeiro semestre deste ano. Os navios AmaDouro, AmaMagna e AmaMora foram inaugurados nos meses de abril, maio e junho, respectivamente.

A Uniworld Boutique River Cruise Collection também anunciou planos de expansão para 2020. Nos próximos dois anos, mais da metade dos navios da frota da empresa terá o status de Super Ship, a renovação de um Super Ship na Itália, e o lançamento de três novos navios em 2020: O S.S. Sphinx, que navegará no Egito a partir de Janeiro do próximo ano; S.S. São Gabriel, que iniciará operações no mês de março, em Portugal; e S.S. La Venezia, que navegará por Veneza, também a partir de março de 2020.

Impacto negativo

Em um balanço geral, pode se dizer que este foi um ano de mudanças e inovações no setor de cruzeiros, que ajudaram a alavancar o segmento. Mas, além das novidades, o ano também foi marcado por alguns fatos importantes que podem ter impactado negativamente os números do setor.

Em junho deste ano, foi sancionado pelo atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, um novo embargo de restrição a Cuba, dessa vez no segmento dos cruzeiros marítimos. A lei proíbe que cruzeiros partindo dos Estados Unidos façam paradas na ilha caribenha. Essa ação foi responsável pela perda de 20 mil turistas apenas do mercado brasileiro na ilha, nos primeiros três meses pós embargo.

Outro evento que marcou profundamente o setor, impactando diretamente no mercado, foi a passagem do furacão Dorian pelas Bahamas e pelos Estados Unidos, que ocasionou a mudanças e cancelamentos de roteiros de diversas armadoras por conta do fenômeno. Após o desastre natural, grupos como MSC e a NCL anunciaram ajuda para a recuperação de Bahamas, que foi severamente atingida pela passagem do furacão.

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