Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Brasil emplaca dois geoparques na Rede Global de Geoparques da Unesco

0888 Brasil emplaca dois geoparques na Rede Global de Geoparques da Unesco

Geoparques Caçapava e Quarta Colônia (Divulgação)

A Rede Global de Geoparques da Unesco passou a contar com os geoparques brasileiros “Quarta Colônia” e “Caçapava do Sul”, localizados no Rio Grande do Sul. A partir de agora, os dois atrativos contarão com o apoio da agência internacional nas questões de sustentabilidade, preservação e proteção ambiental, além da promoção do envolvimento dos moradores da região e ampliação da capacidade turística do local.

O anúncio foi feito durante a 216ª sessão do conselho executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além dos dois territórios brasileiros, a Unesco também reconheceu outros 16 geoparques situados na Grécia, Indonésia, Irã, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia e Reino Unido.

Agora, o Brasil conta com cinco territórios entre os 195 geoparques espalhados em 46 países do mundo e que integram oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da organização. “A inclusão destes dois atrativos nesta seleta lista da Unesco só confirma o compromisso do governo federal em desenvolver o Brasil e o turismo com base nas melhores práticas sustentáveis, valorizando as riquezas e o desenvolvimento do nosso país, disse a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

GEOPARQUES – Os geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul trazem um pouco da história e das espécies naturais do país. O primeiro é formado por nove municípios e se destaca pelas belas paisagens, rios, cascatas e fósseis que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos. Já o segundo, apresenta sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais de mais de 500 milhões de anos, como as Pedras das Guaritas e a Serra do Segredo.

“A certificação é muito importante para os municípios que compõem os geoparques por vários motivos, entre eles, a conservação do patrimônio que passa a ser um patrimônio mundial da humanidade. Nos traz também uma grande visibilidade e uma expectativa na ampliação do número de visitantes, nos obrigando a ofertar serviços turísticos de maior qualidade. E isso refletirá diretamente na melhora da qualidade de vida dos moradores ao redor dos geoparques”, disse a diretora do Geoparque da Quarta Colônia, Jaciele Sell.

Receba nossas newsletters