Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Brasil cria entidades para Cidades Históricas e Patrimônio Mundial

Ouro Preto é uma das que devem receber incentivos para capacitação de profissionais voltados à gestão do patrimônio histórico

Ouro Preto é uma das que devem receber incentivos para capacitação de profissionais voltados à gestão do patrimônio histórico


As cidades consideradas patrimônio mundial pela Unesco, como Olinda, e as cidades históricas que se denominam turísticas, como Ouro Preto, ganharam duas associações para representá-las na última quinta-feira (11/06) – a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial. A criação das entidades foi anunciada em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Pelo menos cem municípios brasileiros se denominam cidades históricas turísticas e 10 delas constam na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A criação das entidades aconteceu após uma série de encontros do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, realizado pelo Ministério do Turismo em 2009. Entre suas atribuições está a sinalização de políticas públicas, que visem a capacitação de profissionais para a gestão do patrimônio histórico e conscientização da população para a importância desse legado.

O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, afirmou que o desenvolvimento das cidades históricas é uma das prioridades do Plano Nacional de Turismo (2013-2016). “É importante que as cidades históricas tenham capacidade de gerar atividade econômica”, afirmou. Segundo ele, os municípios devem buscar parcerias com a iniciativa privada.

Pamela Mascarenhas

Receba nossas newsletters