Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministros de Turismo do G-20 se reúnem na África do Sul

A I Reunião de Ministros de Turismo do G-20; o T-20; reúne representantes das 19 maiores economias do mundo e da União Europeia. O destaque do ministro Luiz Barretto no evento; que começou hoje (23/02); foi para a força do mercado doméstico brasileiro na superação da crise financeira internacional. “O setor turístico experimentou os benefícios de uma economia interna aquecida no momento em que nossos principais mercados emissores internacionais se retraiam”; afirmou.

Como as discussões da primeira manhã do fórum também incluíram a sustentabilidade ambiental da atividade turística; Barretto citou as novas exigências do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); de respeito às normas de sustentabilidade ambiental para a liberação de crédito para o setor hoteleiro.

A Reunião de Ministros do Turismo pretende discutir a maior inserção da indústria do turismo na economia mundial e os meios de a atividade contribuir para a recuperação econômica mundial. Nesse sentido; o ministro anfitrião; Martinus van Schalkwyk; disse no discurso de abertura que “o turismo não é só viagem; o voo de um ponto a outro; é infraestrutura; geração de emprego e a preservação ambiental”.

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Turismo (OMT); essa indústria gera 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 6% dos empregos no G-20. Juntos; esses países respondem por 68% do fluxo mundial de turistas (estimado em 634 milhões de desembarques; em 2008) e 73% da receita gerada pelo setor (estimada em US$ 830 bilhões; igualmente em 2008). É esse peso que os ministros reunidos em Johanesburgo querem demonstrar às populações e aos líderes políticos de seus países.

Receba nossas newsletters