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Feiras e Eventos / Política

“Não há como fazer Turismo sem parceria público-privada. Está no nosso DNA”, diz Zuanazzi

Milton Zuanazzi "Não há como fazer Turismo sem parceria público-privada. Está no nosso DNA", diz Zuanazzi

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo

SÃO PAULO – “Ressignificando o Turismo Brasileiro”. Esta foi a palestra que abriu a programação oficial do Conotel 2023. Com a palavra, o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, que destacou o DNA do Turismo ligado à parceria público-privada. De acordo com Zuanazzi, se não houver esta parceria, o setor de Turismo não se desenvolve, não gera emprego e renda para os brasileiros.

“O Turismo já nasce diferente pelo seu DNA de parceria público-privada. Geralmente, as pessoas procuram um destino. E o que elas consomem e compram no destino é privado. O destino é público e o consumo privado. Então está no nosso DNA o PPP”

“O Turismo já nasce diferente pelo seu DNA de parceria público-privada. Geralmente, as pessoas procuram um destino. E o que elas consomem e compram no destino é privado. O destino é público e o consumo privado. Então está no nosso DNA o PPP. E sem essa conjugação, não há êxito para o setor. É por isso que a gente precisa pensar de forma diferenciada. Talvez seja essa o maior desafio do Brasil, porque temos uma dificuldade imensa de planejar a nossa nascença”, destacou Zuanazzi.

IMG 7160 "Não há como fazer Turismo sem parceria público-privada. Está no nosso DNA", diz Zuanazzi

Milton Zuanazzi foi homenageado por Milton Vasconcelos, presidente do Conotel, e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Segundo ele, é como se nascêssemos com uma personalidade e, ao crescer, negarmos a mesma. “Não há como planejar o Turismo sem o PPP. “Está no nosso DNA. Se fizermos diferente, estamos errados. Gramado, por exemplo, com seus apenas 50 mil habitantes, já está com 82 atrações temáticas. É uma grande diversidade numa pequena cidade feita em PPP, que gera um capital que a gente desconhece que é o social. Então precisamos montar uma política pública com este caráter, integrado e integrador”.

COMO FORMATAR UM PRODUTO TURÍSTICO? Embora lento e trabalhoso, é totalmente possível, segundo Zuanazzi. “Colocar uma infraestrutura e uma super estrutura, como um hotel, um restaurante, no caso a prestação de serviço, pronto: temos um novo produto turístico. E partir daí, seguirmos os três verbos: ‘Desenvolver’, ‘Qualificar’ e ‘Promover’. Esta política está de volta ao plano nacional”, finalizou o secretário do MTur, Milton Zuanazzi.

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