Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Serviços

Milton Zuanazzi pede movimento de solidariedade no Turismo para ajudar o Rio Grande do Sul

Milton Zuanazzi do MTur 1 e1713290798484 Milton Zuanazzi pede movimento de solidariedade no Turismo para ajudar o Rio Grande do Sul

Milton Zuanazzi, do MTur (Eric Ribeiro/M&E)

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, enviou uma carta aberta ao trade pedindo um grande movimento de solidariedade em prol do estado do Rio Grande do Sul, afetado por uma das maiores tragédias climáticas de sua história. Ele lembra que não há nenhuma passagem por estrada entre as regiões do Estado, exceto entre Porto Alegre e o litoral. Veja abaixo o comunicado na íntegra.

“Prezados, o Rio Grande do Sul vive uma das maiores tragédias climáticas vistas no Brasil. Talvez o número de mortes seja mais restrito que a dimensão, pois a defesa civil de todos os entes federados agiu com muita presteza e prevenção, no entanto os números pós catástrofe serão desanimadores. Não há nenhuma passagem por estrada entre as regiões do Estado, exceto entre Porto Alegre e o litoral. Todas as demais estão interditadas. Fala-se em mais de 190 pontes arrastadas pelas águas, fora pontilhões, bueiros e bocas de lobo.

A população atingida passa a casa dos 10 milhões de almas, muitas encontram-se em pontos isolados, sem contato com qualquer civilização, pois não há internet ou outro meio de comunicação, assim como a impossibilidade de se obter qualquer informação precisa sobre como se encontram. Os acessos nesses lugares se dão somente por helicópteros, que somente hoje devido a uma pequena melhora no teto começaram a operar.

Quando as aeronaves conseguem chegar a algum local, as pessoas encontram-se nos telhados das casas, sem comida, sem água, com crianças, idosos, doentes e animais de estimação, num quadro desolador. Escrevo isso para iniciarmos um grande movimento de solidariedade à nossa gente, através da entidades oficiais que vem divulgando seus números de contato, para contribuições. Um pouco de ajuda não fará falta a ninguém de nós, mas será de grande valia ao povo Gaúcho nessa hora tão difícil

Saudações
Milton Zuanazzi”

Receba nossas newsletters