Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Opinião

OPINIÃO – Os benefícios da terceirização, uma nova tendência no Turismo

Michael Barkoczy 1 OPINIÃO - Os benefícios da terceirização, uma nova tendência no Turismo

Michael Barkoczy, CEO da Easy Travel Shop (Divulgação)

O CEO da Easy Travel Shop (ETS), Michael Barkoczy, olhou para dentro de casa quando decidiu escrever sobre terceirização no Turismo. Segundo o executivo, a tendência de terceirizar unidades de negócio e/ou produtos traz uma série de benefícios para as empresas. Em artigo escrito com exclusividade para o M&E, Barkoczy aborda um assunto que, para o Turismo pode ser novidade, mas para outros ramos da indústria, já é uma realidade consolidada.

“No nosso setor de Turismo, terceirizar uma área de produtos específica sempre foi um tabu. E talvez continue sendo para alguns empreendedores e executivos do nosso ramo. Mas, a verdade é que este tabu já vem mudando graças ao olhar atento daqueles altamente antenados também em outros mercados. Se olharmos ao nosso redor, grandes nomes como as gigantes Apple e Google já terceirizam áreas em seus ecosistemas com muito sucesso.

Nestas linhas vamos tentar juntos entender os benefícios que uma terceirização pode trazer. Terceirizar uma área é o mesmo que transferir para uma outra empresa a execução de serviços a fim de garantir mais insumos e disponibilidade de recursos para o propósito final do negócio, mantendo qualidade sem perder as características das empresas.

Ao reduzir custos, as empresas economizam recursos e podem melhor alocá-los, o que resulta em um maior custo-benefício. O pagamento de impostos e taxas podem não só inviabilizar a contratação de equipes especializadas como comprometer a execução de tarefas que exigem tempo e horas extras de atividades não esperadas no dia a dia.

Em função do alto custo na contratação, muitas empresas acabam tendo problemas na quantidade de demandas e por sua vez não conseguem colocar em suas prateleiras os insumos necessários para alimentar toda cadeia produtiva. A terceirização é sem dúvida uma realidade plausível para muitas vezes corrigir esse ciclo vicioso.

Contratar colaboradores significa também custos maiores para uma empresa. Hoje, a folha de pagamento tem grandes impactos para o empregador pois, além do salário, o empregador ainda paga muitas vezes 67% a mais em impostos sobre a contratação. Em função de estes pontos levantados acima, empreendedores e executivos de pequenas, médias e grandes empresas vêm buscando um novo modelo de parcerias estratégicas.

No modelo de terceirização, tanto o empresário e o executivo responsável precisa estudar o mercado e entender quem é o parceiro estratégico que agregará valor e conhecimento a sua empresa. É importante que estes líderes garantam que suas empresas estarão terceirizando com uma equipe profissional e especializada. Em poucas palavras que sejam devidamente do ramo e conhecedores do mercado que atuam.

Encontrar uma empresa para delegar parte de uma área pode trazer uma série de benefícios para o negócio. É comprovado que uma terceirização feita com um parceiro estratégico de autoridade no mercado aumenta as vendas da empresa que terceirizou.

Quando analiso a Easy Travel Shop, percebo o motivo de termos a cada dia novas empresas nos buscando com a finalidade da terceirização do segmento de atividades turísticas no Brasil e no Mundo. Hoje, com as empresas que trabalhamos neste modelo, nos transformamos em uma extensão das mesmas. Conseguimos trazer escalabilidade e qualidade sem que as empresas percam sua identidade e contato com os fornecedores envolvidos no Brasil e no Mundo.

Quem aparece são eles. Como somos 100% focados nas atividades e não trabalhamos outros insumos, estas empresas que conosco trabalham recebem muito mais insumos no dia a dia do que poderiam ter se fizessem isto internamente. A Easy Travel Shop, por exemplo, detém contratos com algumas, como ViagensPromo, Smiles Viagens, Frt Operadora, Europlus e Sakura Consolidadora, empresas que já fazem parte desta nova realidade”.

Michael Barkoczy é CEO da Easy Travel Shop.

Receba nossas newsletters