Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Walendowsky se despede da Setur-SC e destaca avanços na sua gestão

Valdir Walendowsky, Samuel Koch e Maria Cláudia Evangelista desatam o nó e iniciam Exprotel

Valdir Walendowsky, Samuel Koch e Maria Cláudia Evangelista desatam o nó e iniciam Exprotel


Em seu último dia na gestão da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, que deixará o cargo amanhã (03/04) faz um balanço de seu mandato e aponta os pontos positivos em que ajudou o turismo do estado a se desenvolver e o que ficará de desafios para quem assumir o cargo de secretário de Turismo na secretaria. Valdir, porém, continua à frente da Santur.

“Acredito que realizei alguns pontos muito positivos durante a minha gestão. O principal deles foi ter dado continuidade à um assunto de real importância, que hoje é fundamental dentro do aspecto do desenvolvimento do Turismo, que são os Plats (Planejamento-ação de turismo sustentável). Outra questão de destaque foi ter dado continuidade ao trabalho de regionalização do turismo de Santa Catarina”, ressalta Walendowsky. O secretário ainda aponta o fato de ter dado importância para a melhoria constante da gestão da secretária a fim de integrar e refinar o trabalho junto à equipe técnica do órgão. “Temos sempre que nos aprimorar, melhorar e inovar. E a gestão da secretária é o primeiro passo para desenvolvermos o Turismo do estado”, confessou. Por fim, o secretário também se mostrou orgulhoso de ter dado continuidade na promoção de Santa Catarina, aplicando o trabalho do Plano Catarina, um planejamento de marketing que acabou por criar uma nova marca para o estado.

Entre as dificuldades que ficarão para a posterioridade, Valdir Walendowsky afirma que a crescente demanda da Setur-SC pode vir a ser um problema. “Quando começamos o trabalho de planejamento turístico das cidades, houve um interesse muito grande de diversos municípios logo no início. Hoje, mais de 40 cidades querem o apoio da secretaria e desejam integrar os Plats. Esse é o desafio. A Setur-SC ainda não possui uma equipe técnica que comporte essa alta demanda em pouco tempo. Será necessário dar continuidade ao projeto, fazendo licitações à parceiros”, declara. Para Walendowsky o ideal é que SC fosse o destino turístico perfeito, com serviços, infraestrutura e mão de obra impecáveis. “Sei que parece utopia, mas é um objetivo. É preciso ter objetivos e a partir disto planejamento, para que sonhos sejam realizados. O exemplo disto é a cidade de Urubici, na Serra Catarinense, que virou nosso destino modelo após a implementação dos Plats. É possível, mas é preciso planejar”, finaliza.

Quem assume a gestão da Setur-SC é Felipe Melo, ex-secretário executivo de Assuntos Internacionais. O novo secretário estará presente no evento na sexta-feita (04/04) para a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio.

Na home: O secretário de Turismo da Setur-SC, Valdir Walendowsky

Samantha Chuva, de Florianópolis (SC)

Receba nossas newsletters