Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Novo aeroporto do RN começa a operar hoje

Voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante

Voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante


O Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, realizou a última operação comercial na manhã deste sábado (31/05) com a decolagem do voo 2730, da Azul, com destino a Maceió. O terminal será desativado e entregue à Força Aérea Brasileira (FAB). As operações comerciais foram transferidas para o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Todas as companhias aéreas que funcionavam na unidade já estão no novo aeroporto. Durante a Copa do Mundo, o Augusto Severo irá receber os voos de delegações e autoridades que vêm para o Mundial sob a coordenação da FAB.

O novo aeroporto, em São Gonçalo do Amarante, tem 40 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 6,2 milhões de passageiros por ano. O terminal oferece 45 balcões de check-in e 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros. São 5 esteiras de restituição de bagagens destinadas ao tráfego doméstico e internacional. O estacionamento terá, inicialmente, capacidade para 850 veículos.

Histórico
O Aeroporto Augusto Severo começou a operar comercialmente, administrado pela Infraero, em 1980. Foi construpido durante a Segunda Guerra Mundial e, de 1943 a 1945,  foi usado em conjunto pelo Exército e Marinha dos Estados Unidos, pela Royal Air Force, pelas linhas comerciais e pela Força Aérea Brasileira. A manutenção e segurança das instalações eram feitas pelo Exército dos Estados Unidos no Atlântico Sul (USAFSA).

Em março de 2000, o aeroporto tinha capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. No primeiro semestre de 2011, foi iniciada uma reforma no terminal que custou R$ 16,4 milhões e contemplou novas salas de embarque e desembarque, instalação de novo sistema de ar-condicionado, novos elevadores e escadas rolantes, 12 novos balcões de check-in e fraldário, entre outras melhorias. Com as novas instalações, o terminal de passageiros passou a ter capacidade para atender 5,8 milhões de passageiros por ano. Em 2013, o terminal movimentou 2.408.206 passageiros.

G1

Receba nossas newsletters