Quando a fabricante norte-americana de aeronaves Boeing introduziu o famoso B777 na aviação comercial, lá em 1995, com a United Airlines, não imaginava que o modelo se tornaria um dos best-sellers da empresa e da indústria mundial. Afinal, quem nunca andou ou não ouviu falar noTriple Seven, seja ele 200LR, 300ER, 8X, 9X, ou até mesmo 777F?
No entanto, a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) quer mudar este parâmetro! Isto porque, a partir do dia 2 de novembro as novas aeronaves C919 começam a deixar a linha de produção em Xangai, modelo que foi apresentado ao trade em novembro de 2010.
O C919 foi desenvolvido para competir diretamente com o 737 da norte-americana Boeing e com o 320 da francesa Airbus. A previsão é o voo inicial aconteça somente no terceiro trimestre de 2016, ou quem sabe em 2017. Ao todo, a COMAC já recebeu 514 encomendas do modelo de 21 clientes diferentes.
Enquanto isso, de acordo com a própria COMAC, já está em andamento os planos para iniciar a produção do C929, que será desenvolvido para competir diretamente com o 777 da norte-americana Boeing. Conhecido como sucessor do C919, o C929 já entrou em estágio de pesquisa e desenvolvimento em termos tecnológicos. De acordo com a fabricante chinesa, o C929 utilizará motores fabricados no próprio país e terá uma capacidade de transporte que ultrapassa os 300 passageiros, com foco direto no futuro do mercado do B777.