Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Delta retomará voos diários SP-NY e já prevê retorno das operações no Rio

Companhia norte-americana pretende retomar 100% da capacidade pré-pandemia no Brasil até o fim do ano, com a volta dos voos para o Rio de Janeiro

Danillo Barbizan1

Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta no Brasil (Divulgação)

A Delta celebrou 25 anos de operação no Brasil agora em junho de 2022. Nestas duas décadas e meia, a empresa já transportou mais de 4,4 milhões de passageiros entre Brasil e Estados Unidos em mais de 47 mil voos. Com atuais 10 voos semanais (sendo voos diários de São Paulo para Atlanta e três frequências semanais para Nova York/JFK), a Delta já está pronta para retomar 100% da capacidade que era operada antes da pandemia.

Exatos 21 voos semanais eram operados até 2019 (diários de São Paulo para Atlanta, diários de São Paulo para Nova York, diários do Rio de Janeiro para Atlanta, além dos voos sazonais entre Rio de Janeiro e Nova York), o que deve voltar a acontecer já até o fim deste ano. É o que diz o gerente de Vendas da Delta no Brasil, Danillo Barbizan, em entrevista ao M&E, confiante da retomada por completo no Brasil.

“Em outubro, São Paulo estará com 100% de suas frequências restabelecidas, já que a rota entre Guarulhos e Nova York-JFK voltará a ser diária”

“A retomada do setor aéreo tem sido um grande desafio em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Mas o País tem um grande potencial de crescimento, por isso estamos muito confiantes e otimistas com o mercado brasileiro, onde vemos que há muitas oportunidades para a Delta. Estamos completando 25 anos de operações no País e estamos mais comprometidos do que nunca com o mercado nacional”, disse Danillo.

skyteam divulgacao delta

Atualmente, os voos diários para Atlanta são operados por Airbus A330-300, enquanto os três voos por semana de São Paulo para Nova York-JFK são realizados pelo Boeing 767

Agora, uma novidade: a volta dos voos diários entre São Paulo e Nova York, o que fará a Delta retomar os 100% das frequências que eram operadas antes da pandemia a partir de Guarulhos. “Estamos extremamente felizes de anunciar que, em outubro, São Paulo estará com 100% de suas frequências restabelecidas, já que a rota entre Guarulhos e Nova York voltará a ser diária, ante os três voos semanais atualmente oferecidos”, disse.

OPERAÇÕES NO RIO DE JANEIRO DEVEM VOLTAR NO FIM DO ANO – Segundo o gerente de Vendas da Delta no Brasil, os clientes fluminenses também podem se animar, uma vez que os voos diários entre Rio de Janeiro e Atlanta já estão no radar da companhia, com expectativa de retorno para o fim do ano. Com essas adições, a Delta dobrará sua oferta atual de voos no Brasil, passando a oferecer as mesmas 21 frequências do pré-pandemia.

“Temos uma abordagem cautelosa e responsável porque queremos voltar a oferecer nossa malha completa aqui com a certeza de que não precisaremos voltar atrás”

A prioridade no momento é recuperar a operação conforme a demanda. Logo, no Brasil, a companhia trabalha para trazer de volta a programação de voos de 2019. Vital para sua capilaridade é a parceria com a Latam. “Temos a valiosa parceria de codeshare com a Latam, que faz com que os clientes da Delta possam contar com voos diretos de São Paulo para Miami e Orlando, além de Nova York”, destacou o gerente.

Para Danillo, o principal aspecto para a retomada das operações é garantir excelência da entrega. “Temos uma abordagem cautelosa e responsável porque queremos voltar a oferecer nossa malha completa aqui com a certeza de que não precisaremos voltar atrás, já que há diversos fatores a serem considerados, como demanda e disponibilidade de tripulação, por exemplo, para retornarmos com a programação pré-pandemia”, frisou.

Atualmente, os voos diários para Atlanta são operados por Airbus A330-300, enquanto os três voos por semana de São Paulo para Nova York-JFK são realizados pelo Boeing 767, ambos equipados com as cabines Delta One, Delta Comfort+ e Main Cabin.

A parceria com a Latam Brasil

Delta e latam

Além de aumentar as opções de voos para os clientes de ambas as companhias, a parceria da Delta com a Latam garante múltiplos benefícios recíprocos para os passageiros associados aos programas de fidelidade

A parceria começou em maio de 2020, quando Delta e Latam assinaram um acordo de Joint Venture para combinar a rede de rotas complementares das transportadoras entre as Américas do Norte e do Sul. Após a aprovação da JV pelo tribunal chileno em outubro, a Delta e a Latam expandiram seus codeshares existentes para melhorar a conectividade entre as Américas do Norte e do Sul.

“Além de aumentar enormemente as opções de voos para os clientes de ambas as companhias, garantindo acesso a 20 rotas diretas entre os Estados Unidos e a América do Sul e a mais de 70 destinos norte-americanos e 40 sul-americanos, a parceria da Delta com a Latam garante múltiplos benefícios recíprocos para os passageiros associados aos programas de fidelidade SkyMiles, da Delta, e Latam Pass, incluindo acúmulo de milhas e pontos em seus respectivos programas, embarque prioritário e bagagem adicional”, destacou Danillo.

“Nossa parceria com a Latam é outro elemento chave para nosso crescimento contínuo no Brasil”

Ele lembra que outra facilidade é que ambas operam no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o que facilita a circulação e otimiza o tempo de passageiros que vêm de outras cidades e farão conexão para um voo da Delta. “E nossa parceria garante o acesso de nossos clientes SkyMiles de determinadas categorias à incrível sala VIP que a Latam tem no Aeroporto de Guarulhos”, destacou o gerente.

A joint venture com a Latam recebeu aprovação provisória do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Uma vez que esse acordo estiver aprovado, a Delta poderá oferecer mais benefícios para seus clientes. “Nossa parceria com a Latam é outro elemento chave para nosso crescimento contínuo no Brasil”, lembrou Barbizan.

A importância do agente de viagens

Questionado pelo M&E com relação a importância do agente de viagens e qual mensagem a Delta teria para os profissionais brasileiros, o gerente Danillo Barbizan foi enfático. “Queremos ser o principal e melhor parceiro aéreo para os profissionais de turismo. Para isso, eu e minha equipe de executivos sabemos da importância de não apenas dar suporte nos momentos necessários, mas de estar presente no dia a dia dos profissionais de todo o trade, como consolidadoras, DMCs, OTAs, operadoras de turismo e agentes de viagens”, disse ele.

“Queremos ser o principal e melhor parceiro aéreo para os profissionais de turismo”

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Delta já capacitou 25 clientes diretos do trade e toda a sua cadeia de profissionais, totalizando cerca de 2 mil pessoas treinadas. “Em agosto, teremos a campanha ‘Delta: Your Best Client’ (Delta: Seu Melhor Cliente), em que a companhia reconhece seus grandes parceiros brasileiro no trade. E esperamos finalmente retomar neste semestre os airport tours”, destacou Danillo.

“Em toda essa caminhada, os profissionais do trade podem contar conosco. A aviação, como o turismo, é uma experiência compartilhada. É preciso trabalho conjunto e união para a cadeia girar”

A Delta está estruturando tudo com cautela e cuidado, para então retomar as famtrips, provavelmente em 2023, que, segundo Barbizan, são uma poderosa ferramenta de networking e de fixação dos valores que estão no DNA da Delta: compromisso com a excelência no atendimento ao cliente, segurança e inovação. “Em toda essa caminhada, os profissionais do trade podem contar conosco. A aviação, como o turismo, é uma experiência compartilhada. É preciso trabalho conjunto e união para a cadeia girar”, complementou.

Como a Delta está lidando com a sustentabilidade?

delta

Um dos pilares do programa de sustentabilidade é a parceria com clientes corporativos, inclusive no Brasil, onde em novembro foi assinado em 2021

“Acreditamos que nossos clientes não precisam escolher entre ver o mundo e salvá-lo. Nesse sentido, a Delta está trabalhando em prol de uma aviação mais sustentável, aproveitando soluções e tecnologias existentes, investindo no futuro do combustível de aviação sustentável e apoiando e adotando soluções inovadoras, bem como oferecendo uma experiência em consonância com essa mentalidade. Então, temos um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade, para o qual a Delta destinou investimentos no valor de US$ 1 bilhão”, disse ele.

Um dos pilares do programa de sustentabilidade é a parceria com clientes corporativos, inclusive no Brasil, onde em novembro foi assinado com o banco BTG Pactual nosso primeiro acordo corporativo de combustível de aviação sustentável (SAF) na América Latina. Houve ainda a compra e o apoio ao desenvolvimento do SAF, já que a Delta se comprometeu em substituir 10% do combustível de aviação convencional que utiliza por SAF até o final de 2030.

“Temos um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade, para o qual a Delta destinou investimentos no valor de US$ 1 bilhão”

“Agora em junho, alcançamos outro marco importante: utilizamos o Colonial Pipeline, maior sistema de dutos dos Estados Unidos, que vai de Houston, Texas, ao Porto de Nova York e Nova Jersey, para levar combustível de aviação sustentável para aeroportos da Costa Leste dos EUA, demonstrando a viabilidade da infraestrutura para
transportar grandes volumes de SAF, o que auxilia nos esforços para descarbonizar a aviação”, destacou Danillo.

Outra frente de trabalho se dá na experiência do cliente. “Estamos entregando aos passageiros da Delta One (a classe executiva da companhia) os amenities kits feitos por artesãos mexicanos da Someone Somewhere, que são um dos vários novos produtos de bordo que reduzirão o consumo anual de plástico descartável a bordo em cerca de 2,2 milhões de toneladas ao remover mais de 25 itens de plástico de uso único”, frisou Barzilan.

“Delta se comprometeu a estabelecer uma meta baseada na ciência para reduzir suas emissões de modo que, até 2050, a companhia consiga zerar suas emissões de gases de efeito estufa”

Essas e outras iniciativas em curso estão ajudando a Delta em seu ambicioso e desafiador programa Flight to Net Zero, em que se comprometeu a estabelecer uma meta baseada na ciência para reduzir suas emissões de modo que, até 2050, a companhia consiga zerar suas emissões de gases de efeito estufa.

Receba nossas newsletters