Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MP do IRRF entra na pauta da Câmara dos Deputados entre hoje ou amanhã, diz ministra

Daniela Carneiro, ministra do Turismo Eric Ribeiro

Daniela Carneiro, ministra do Turismo, está otimista com a aprovação da MP do IRRF (Eric Ribeiro/M&E)

SÃO PAULO – Vimos aqui no M&E que todo o trade turístico nacional está unido e ansioso pela aprovação da Medida Provisória 1.138, de 2022, que reduz o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para remessas enviadas ao exterior dos atuais 33% para 6%. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 22 de setembro de 2022, a MP passou a valer no dia 1° de janeiro. Em novembro, o Senado ainda prorrogou a MP por mais 60 dias, agora válida justamente até dia 2 de março.

Na última sexta-feira (10), a cerca de 20 dias do prazo limite para a votação da MP, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Magda Nassar, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, e o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Nedelciu, estiveram em Brasília em reunião com a ministra Daniela Carneiro para pedir seu apoio junto ao Congresso Nacional.

E parece que deu certo. Em reunião com o trade de São Paulo, nesta terça-feira (14), a ministra afirmou que MP vai entrar na pauta da Câmara dos Deputados entre hoje e amanhã. “Estamos em busca de reduzir a tributação do IRRF sobre remessas ao exterior. Estou atenta a esta e a outras pautas. Vamos fazer um lenvatamento para descobrir todas as PLs ligadas ao Turismo que estão em tramitação no Congresso Nacional. Estou comprometida com o setor, vamos fazer a diferença, quero deixar um legado positivo e o trade é parte fundamental disso. Precisamos estar unidos”, disse Daniela.

“Estive em contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o ministro de Relações Institucionais, Padilha, e acredito que dará muito certo”

Em entrevista ao M&E, Daniela Carneiro está otimista com a aprovação da MP. “Estive em contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e acredito que dará muito certo. A proposta será pautada pela Câmara entre hoje ou amanhã e passando, claro, porque nosso objetivo é que passe e seja de fato aprovado pelo Congresso Nacional”, destacou a ministra do Turismo.

Se a MP não for votada e aprovada pela Câmara dos Deputados até a data limite estabelecida, o Turismo voltará a pagar uma alíquota de 33% para remessas enviadas ao exterior, o que fará o setor perder a competitividade em relação ao mercado internacional, colocando quase 350 mil empregos em jogo. Por outro lado, se aprovada, ainda irá para votação no Senado Federal e, só assim, para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Receba nossas newsletters