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Agências e Operadoras

Abracorp completa uma década com aprendizados e evolução

Carlos Prado e Gervasio Tanabe, presidente e presidente-executivo da Abracorp

Carlos Prado e Gervasio Tanabe, presidente e presidente-executivo da Abracorp

SÃO PAULO – No dia 5 de abril de 2010 era apresentada ao mercado a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Formalizada no dia 11 de março (exatamente há dez anos), a entidade é resultado da fusão entre Favecc e TMC Brasil e nasceu para representar as agências corporativas, criar e disseminar boas práticas no setor e fortalecer a atuação das associadas. Na ocasião, 30 empresas faziam parte da associação, que teve como primeiro presidente Francisco Leme, da Jet Stream.

A sucessão de crises que o país enfrenta na última década não arrefeceu o ânimo nem impediu que a entidade evoluísse e inovasse. Os dados resultantes da pesquisa de vendas publicados regularmente ganharam profundidade e abrangência, com o advento do Business Intelligence (BI) Abracorp. Escorada em Planejamento Estratégico orientado por consultorias de peso (Deloitte e KPMG), a gestão da Abracorp foi e é marcada pela continuidade de propósitos e projetos.

“Aprendemos bastante nestes dez anos. Hoje estamos mais up to date com a forma que se trabalha no mundo todo, por isso temos melhores resultados. A Abracorp nasceu para fazer esta provocação às agências associadas e hoje conseguimos atingir um padrão global”, afirmou o atual presidente, Carlos Prado. “Fizemos um trabalho sério e transparente de governança e estamos muito felizes em servir como benchmark para outras entidades”, complementou.

Evolução

Quando foi fundada, as agências associadas representavam um faturamento de R$ 6,2 bilhões – números apurados em 2009. Hoje, são 27 agências e os dados referentes ao ano passado mostram um faturamento de R$ 11,8 bilhões, um crescimento superior a 90% em 10 anos. Mas não foram apenas os resultados financeiros das empresas que avançaram. Neste período, empreendeu uma série de ações e parcerias para desenvolver o mercado e fortalecer os seus associados. “Individualmente as agências associadas evoluíram muito e esperamos crescer ainda mais com a dedicação de todos os associados”, afirmou Prado.

O presidente-executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, fez um breve histórico dos avanços, destacando o BI, que foi qualificado. “A Abracorp foi desenhada pela Deloitte e em 2016 passamos pro uma atualização de planejamento estratégico com a KPMG para, em um segundo passo, estarmos mais focados nos nossos princípios e valores. Nestes dez anos, as associadas já movimentaram mais de R$ 100 bilhões e estamos ampliando a nossa relação com o mercado, ouvindo o cliente, fornecedor e associado”, destacou.

Plataformas e ferramentas

Em 2013, iniciou uma parceria com a Abav Nacional que dura até hoje com a inclusão da sua Ilha Corporativa na Abav Expo. A ação envolve também, o convite a gestores de viagens das empresas para que possam participar da feira e conhecer um pouco mais sobre o mercado de Turismo. Em 2017, se uniu as locadoras de veículos para resolver um problema que afetava viajantes e agências padronizando os vouchers. Outra ação neste sentido aconteceu em 2018, quando foi lançado o Hub Abracorp, uma plataforma de cadastro púnica para os hotéis.

Vale citar ainda o B2B Reservas, que reúne o inventário de hotéis independentes. Mais recentemente, também teve o seu Business Inteligence aperfeiçoado, bem como os Fóruns realizados pela entidade, cuja última edição aconteceu no último mês de setembro.

Perenidade e posicionamento

Em 2016, um susto. Crise e um número menor de associados fizeram com que os números daquele ano fossem inferiores aos aferidos em 2015. O faturamento – de R$ 10,7 bilhões – teve uma queda de 6,5% em relação ao ano anterior.  Ainda em 2016, a entidade se posicionou contra a guerra de preços que tomava conta do mercado. Foi anunciado pelo então presidente Rubens Schwartzmann um plano com sete itens para barrar o que ele chamou de “canibalização” do mercado, prejudicando não apenas as agências, mas toda a indústria.

Estatuto

Ainda sob a presidência de Schwartzmann, atualizou o seu estatuto com o objetivo de incluir boas práticas de governança. Entre as mudanças, a cláusula de entrada de novos associados, que passou a exigir a apreciação de todos os membros, além de perfil adequado e pré-requisitos. Outra mudança no estatuto foi a transformação do cargo de diretor-executivo para presidente-executivo, dando mais autonomia a Gervásio Tanabe.

Premiação

No último ano, a Abracorp voltou a reconhecer os seus principais parceiros – como era feito na época do Favecc. Desta vez, no entanto, os critérios mudaram, envolvendo a votação de colaboradores das agências associadas. A primeira edição do Parceiro de Valor foi realizada em grande estilo em setembro de 2019.

Atuação e presidentes

Uma década se passou, a entidade se aperfeiçoou, modernizou a sua atuação, mas não mudou os seus objetivos. Na primeira reunião deste ano, Tanabe elencou os sete objetivos estratégicos da Abracorp para 2020, entre eles, atuar na melhoria das práticas operacionais no mercado, elevar o nível de governança e fortalecer da marca Abracorp, representando de forma assertiva o setor de viagens corporativas no Brasil.

Hoje a Abracorp é presidida por Carlos Prado da Tour House, mas neste período, outros três empresários já passaram pelo posto. O primeiro foi Francisco Leme, da Jet Stream, sucedido por Edmar Bull, da Copastur, que permaneceu por dois mandatos. Então vice-presidente, Rubens Schwartzmann, da agência Costa Brava, assumiu o comando da entidade em 2016, permanecendo até 2018, quando Prado foi eleito.

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