Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Retrospectiva 2023: 23 notícias que foram destaque no ano sobre aviação

aeroporto aviação aeronave Divulgação Inframerica 2 e1673453054590 Retrospectiva 2023: 23 notícias que foram destaque no ano sobre aviação

(Divulgação/Inframerica)

O setor da aviação teve momentos de forte turbulência em 2023. Temas polêmicos cercam os 12 meses do ano que está prestes a encerrar, e para refrescar sua memória, o MERCADO & EVENTOS separou as 23 principais notícias do ano para o segmento. Confira abaixo.

1 – South African Airways volta ao Brasil com voos diretos para Joanesburgo e Cidade do Cabo
A South African Airways volta a ter voos diretos de São Paulo/Guarulhos para Joanesburgo, a maior cidade do país, e voos inéditos também para Cidade do Cabo, a capital da África do Sul. As operações começaram no dia 31 de outubro.

2 – Brasil soma 98 milhões de passageiros aéreos em 2022
Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que 831 mil voos foram realizados em todo o país no ano passado, o que representa um aumento de 39% com relação a 2021. Ainda somando os mercados, cerca de 98 milhões de passageiros foram transportados em 2022.

3 – Lula assina portaria que restringe voos no Santos Dumont
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a portaria que restringe as operações no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, apenas para Congonhas e Vitória.

4 – Mais de 43 milhões de passageiros viajaram de avião no Brasil durante o primeiro semestre
O Brasil transportou mais de 7,2 milhões de viajantes aéreos no mercado doméstico em junho, o maior resultado para o mês desde 2015. No semestre, foram mais de 43 milhões de passageiros registrados.

5 – Azul dobra oferta e chega a 98 voos diários em Congonhas
Após anos de negociações, a companhia enfim conseguiu mais do que dobrar sua capacidade no Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. Antes eram 41 movimentações diárias e agora o volume é de 98 partidas.

6 – SKY Airline anuncia novas rotas para Uruguai, Chile e Peru
A companhia aérea low cost SKY anunciou novas rotas para Uruguai, Chile e Peru a partir do Brasil. As operações iniciam em 2 de janeiro de 2024.

Eric Ribeiro Aeroporto Santos Dumond 14 scaled e1703094627902 Retrospectiva 2023: 23 notícias que foram destaque no ano sobre aviação

Aeroporto Santos Dumont (Eric Ribeiro/M&E)

7- Flybondi terá voos diários entre Buenos Aires e Florianópolis
A Flybondi retomou a rota Buenos Aires-Florianópolis em setembro com dois voos semanais. A partir de dezembro a conexão será diária.

08 – Copa Airlines terá 10 voos semanais entre BH e Panamá em 2024
Atualmente, a Copa Airlines opera voos diários de/para Belo Horizonte. A partir de janeiro de 2024, a companhia aérea aumentará a frequência dos voos na capital mineira. Serão 10 voos semanais entre as cidades.

09 – Avianca abandona o “A” maiúsculo e passa a se chamar “avianca”

Após quase dois anos de transformação desde sua saída do Capítulo 11 e sob o slogan ‘o céu é de todos’, a Avianca apresentou sua nova marca. Com 104 anos de operação, a companhia disse adeus ao “A” maiúsculo e deu as boas-vindas ao “a” minúsculo. A empresa informa que a ideia preserva o legado e oferece o que o mundo moderno exige, deixando de ser para poucos e se tornando para todos.

10 – São Paulo–Lisboa é a rota mais importante da TAP em todo o mundo
Você sabia que a rota entre Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Lisboa é a mais importante de toda a malha aérea global da TAP Air Portugal? Somente nos primeiros nove meses de 2023 foram transportados cerca de 450 mil passageiros entre São Paulo e Portugal, alta de 26% em relação ao mesmo período (janeiro a setembro) de 2022.

11 – Delta e Latam celebram um ano de joint venture com 3 milhões de clientes transportados
Um ano de Joint Venture entre Delta Air Lines e Latam Airlines. Um ano de 15 mil voos realizados em parceria. Um ano de 4 milhões de assentos ofertados em conjunto. Um ano de 15 milhões de assentos por milha (ASM) disponíveis na América do Sul. Um ano de 3 milhões de clientes transportados. Um ano de 93 milhões de quilômetros viajados. Um ano de mais de 20 rotas abertas em conjunto, com destaque para as operações entre Guarulhos e Los Angeles.

12 – Tráfego aéreo de passageiros no Brasil vai mais do que dobrar até 2042, prevê Airbus

Uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo, a Airbus divulgou sua mais nova previsão atualizada para a aviação comercial em relação aos próximos 20 anos. Espera-se, por exemplo, que o tráfego de passageiros na América Latina quase duplique nas próximas duas décadas.

13- Copa deve anunciar destino inédito no Brasil e pretende retomar voos para Salvador e/ou Recife
A Copa Airlines deve anunciar grandes novidades em breve para o mercado brasileiro. Foi o que disse o Country Manager da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, em reunião com ministro do Turismo, Celso Sabino, para tratar sobre a ampliação da conectividade aérea e a atração de turistas estrangeiros para o Brasil.

Eric Ribeiro Aeroporto Santos Dumond 15 scaled e1703094672684 Retrospectiva 2023: 23 notícias que foram destaque no ano sobre aviação

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) revogou a resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) que limitava a operação no Santos Dumont (Eric Ribeiro/M&E)

14 – Governo Federal decide revogar resolução que limita operações no Santos Dumont
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) revogou a resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) que limitava a operação no Santos Dumont a voos com chegadas e partidas a um raio de 400 quilômetros. Com isso, cai por terra toda a negociação realizada para manter o SDU com voos apenas para Congonhas e Vitória.

15 – América Latina é a primeira região do mundo a superar os níveis de tráfego aéreo pré-pandemia

O volume de passageiros aéreos na América Latina e Caribe deve atingir 708 milhões até o fim de 2023, exatos 3% a mais do que em 2019, de acordo com dados do Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe (ACI-LAC).

16 – Flybondi desiste de operar voos domésticos no Brasil
Menos de uma semana depois de ter se reunido com o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Juliano Noman, e com o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Catanant, o CEO da Flybondi, Mauricio Sana, voltou atrás. O excesso de processos judiciais por danos morais fez a low-cost argentina desistir, por ora, de operar voos domésticos no país.

17 – Aena Brasil assume Congonhas e anuncia novo terminal e conjunto de melhorias

Aena Brasil assumiu oficialmente a administração do aeroporto de Congonhas, um ícone no Brasil em movimento de passageiros e carga. O terminal é o segundo mais movimentado do Brasil, a segunda ponte aérea mais movimentada em termos de assentos ofertados na América Latina e o terceiro aeroporto mais conectado domesticamente no continente.

18 – Virgin Atlantic adia início das operações no Brasil para 2025
Não será em maio de 2024 que a Virgin Atlantic iniciará suas operações no Brasil. Poucos meses depois de anunciar voos diários entre Londres e São Paulo, a companhia decidiu adiar o início das operações para 2025. Em comunicado ao mercado, a Virgin informa que a opção por adiar as operações esbarra em “decisões cuidadosas sobre a rede”.

19 – América Latina tem o segundo maior nível de concentração de assentos aéreos em 2023
América Latina tem o segundo maior nível de concentração de mercado, com cinco empresas aéreas dominando cerca de metade da oferta de assentos. Só ficamos atrás da América do Norte, que tem 50% de mercado concentrado em apenas três companhias aéreas.

20 – Câmara aprova acordo de “céus abertos” entre Brasil e Israel

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 465/22 envolvendo o acordo de cooperação sobre serviços aéreos assinado entre Brasil e Israel. A proposta será enviada ao Senado.

(Azul/Divulgação)

As rotas mais curta e mais longa no Brasil são da Azul (Azul/Divulgação)

21 – Companhias aéreas vão apresentar plano concreto para redução do valor das passagens

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu com representantes das principais empresas do setor com objetivo de encontrar soluções para baratear o preço dos bilhetes. Durante o encontro, Costa Filho destacou que as tarifas praticadas atualmente pelas empresas dificultam a democratização do transporte aéreo.

22 – Quais são as rotas aéreas mais longas e mais curtas do Brasil em 2023?

A rota mais curta do Brasil é da Azul: dura apenas 25 minutos e liga as cidades de Monte Dourado (PA) e Almeirim (PA), distantes 65km. Já a rota mais longa do Brasil também é da Azul, ligando Campinas e Boa Vista. São 4h35 para percorrer mais de 3.100km entre as cidades.

23 – Grupo Abra terá Constantino Junior como presidente do Conselho e Adrian Neuhauser como CEO
O Grupo Abra, um dos maiores grupos de transporte aéreo da América Latina, que reúne as companhias Avianca e Gol, anunciou mudanças em sua estrutura de liderança. Com isso, Constantino de Oliveira Junior, cofundador e atual CEO do Grupo Abra, deixará o cargo e assumirá a nova função de presidente executivo do Conselho de Administração da companhia. Ele também permanecerá como presidente do Conselho de Administração da Gol.

Receba nossas newsletters