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Política

Embratur anuncia nova estratégia de promoção

Reunião do Conselho discutiu nova formatação e propostas do setor

Reunião do Conselho discutiu nova formatação e propostas do setor

Durante a 40ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), o presidente da Embratur, Flavio Dino, falou sobre a segunda fase do Goal to Brazil, que contará desta vez com parcerias com o setor privado e focará regiões não trabalhadas na primeira rodada. Para tanto, o presidente da Embratur afirmou que encontrou um caminho para atuar com o setor privado. “Já editei uma portaria, onde a Embratur vai pagar com dinheiro público a parceria privada. A primeira ação de patrocínio é um cinema brasileiro que será apresentado em Nova Iorque. Já fizemos um teste e funcionará no ano de 2014”.

As rodadas de negócios também contarão com a parceria com o setor privado. A primeira ação será com a “Latam”, que vai subsidiar a vinda de 80 operadoras de turismo de várias partes do mundo e a rede hoteleira, que custeará a hospedagem. O presidente da Embratur ainda afirmou que o governo priorizará os eventos próprios do Brasil, apesar de ainda, continuar com algumas feiras no exterior. Dentre os eventos específicos do Brasil, está a promoção no México e Olanda, que são lugares que não foram trabalhando na primeira rodada do goal to Brasil.

Na oportunidade, Flavio Dino lembrou que, com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o país já percorreu 3/5 dos grandes eventos com grande sucesso. “À brasileira, com todos os ‘todavias’, ‘poréns’ e ‘contudos’, estamos passando pelos eventos com grande êxito”. “Eu andei por Copacabana e pelo Cristo Redentor, e posso afirmar que apesar de todas as dificuldades, eu presenciei um estado de quase êxtase dos estrangeiros”. Segundo estimativas, mais de 90% dos turistas saíram apaixonados pelo Rio de janeiro e pelo Brasil, que fechará o ano com mais de 6 milhões de turistas.

Segundo presidente da Embratur, um dos desafios do setor é a oferta de divisas, que está crescendo, apesar da valorização do dólar. Dino adiantou que, em relação ao ano passado, a transformação da moeda americana para o real já cresceu no patamar de 10%. Quanto às estratégias promocionais, Flavio Dino acredita que está dentro das expectativas. Ele lembrou uma cena no final do filme da Embratur, apresentado pela presidenta Dilma há um ano, que se revelou com encontro na praia de Copacabana, na JMJ, com a visita do papa Francisco. “É importante enxergar estes êxitos para não cairmos no pessimismo paralisante”.

Jussara Santos, de Brasília

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