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Política

Embratur apresenta estratégias de promoção internacional em fórum

A Embratur apresentou na manhã de hoje; durante o II Fórum Navional das Cidades Históricas e Turísticas; realizado na cidade de Santos; no litoral paulista; estratégias de promoção internacional por meio das cidades históricas.

Marcelo Pedroso; diretor de Produtos e Destinos da Embratur; ministrou uma palestra que teve como tema  as cidades histórias como ferramenta de marketing para a promoção do Brasil em outros países.

No início da palestra; o diretor apresentou as estratégias de promoção dos destinos brasileiros previstas no Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional; e falou sobre o novo cenário em que o País se insere; após ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Ele comentou também a liderança do Brasil como destino turístico na América Latina e do desempenho de seu desempnho como realizador de eventos internacionais nos últimos anos: “Hoje somos o 7º país que mais sedia encontros mundiais; em 2009 foram 293. Estamos inseridos no circuito de eventos excepcionais”; afirmou.

A entrada de divisas por meio de viagens internacional no Brasil também foi pauta de seu discurso: “Em 2009; atingimos a meta de 5;8 bilhões de dólares. De 2003 até hoje; aumentamos em mais de 140% os gastos de turistas estrangeiros no Brasil. Precisamos nos aprimorar e melhorar nossos produtos turísticos. Assim; garantiremos resultados positivos em longo prazo”. Para Pedroso; é papel dos entes públicos e privados apoiarem a construção de uma pauta positiva do Brasil nos próximos anos “; enfatizou.

Pedroso ainda ressaltou que o patrimônio histórico é importante para que a cidade se torne atrativa: “O patrimônio histórico é um elemento importante para tornar a cidade atrativa; quando associado a outros produtos. Mas precisamos avançar; trabalhar para identificar de que maneira podemos aprimorar a segmentação das cidades históricas no contexto da promoção internacional. Os gestores locais são as melhores pessoas para apontar esses novos caminhos”; finalizou.

Segundo ele; uma das primeiras ações da Embratur para 2011 será a atualização da Grade de Produtos Turísticos do Brasil divulgados no exterior. Atualmente; a relação conta com 269 produtos; que tem como ponto de partida os 65 Destinos Indutores; definidos pelo Ministério do Turismo. A formatação de uma nova lista será feita a partir da realização de encontros com os estados. O objetivo é incorporar produtos que tenham capacidade técnica para serem promovidos no exterior.

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