Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

RETROSPECTIVA 2021: Feiras e Eventos ladrilham caminho para retomada

O ano de 2021 começou com opiniões divididas: os otimistas que acreditavam na recuperação do setor e aqueles que por cautela só arriscavam tal palpite para a partir de 2022. O fato é que com o avanço do programa de imunização contra o avanço da Covid-19, o setor de eventos pôde retomar os encontros presenciais. Milhares de pessoas se reencontraram e fizeram negócios numa série de feiras e eventos pelo Brasil.

Abav Expo & Collab

Abav Expo 2021

Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, recebeu a Abav Expo 2021

Como aconteceu na 48ª edição da Abav Expo & Collab, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, que reuniu 12.328 visitantes e teve cobertura de 214 profissionais de mídia. No formato online o evento recebeu 15.590 mil visitas de profissionais do Turismo. A edição presencial de 2022 será realizada em Pernambuco entre os dias 21 e 23 de setembro.

“Em 2002, o evento deixou de ser itinerante e voltou ao Rio porque ficou muito grande para ser sediada por outras cidades no país. No entanto, o cenário mudou muito, evoluímos e hoje o país tem grandes centro de convenções com esse do Ceará. Com a Abav, também queremos mostrar que é importante cada governo investir em seu estado para receber grandes eventos e movimentar a economia”, afirma Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.

A escolha do destino se deu não só pela estrutura do centro de eventos para a recepção do público, como de toda a infraestrutura hoteleira para acomodar o volume de viajantes que a feira atrai. A Abav Expo de 2021 contou com a presença maciça de destinos nacionais, como Paraíba, Rio e Janeiro, Bahia, Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Israel, Jordânia, além de representantes do Ministério do Turismo.

Aviesp Expo

Marcos Lucas, presidente da Aviesp e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

Marcos Lucas, presidente da Aviesp e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

Em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, a 43ª Aviesp Expo recebeu um total de 3.917 visitantes em dois dias, representando crescimento de 2,5% em relação a 2019. A feira contou com 156 marcas e 96 estandes, com destaque para as 32 operadoras, empresas de tecnologia, companhias aéreas e outros fornecedores. Houve também presença de sete roteiros de caravanas com agentes de 21 cidades.

A fusão da Aviesp com a Abav-SP resultou ainda, na troca do nome do tradicional evento, o qual passa a ser denominado Abav TravelSP a partir de 2022 e que está marcada para acontecer de 28 a 29 de abril, em Águas de Lindóia, no hotel Monte Real.

“É com muita alegria que anunciamos a continuidade do principal evento de turismo do interior paulista. Os agentes de viagens têm um carinho muito grande pela feira. Ao conversar com os expositores, percebemos a carência de ações efetivas no interior e, por isso, decidimos mantê-la. Porém, com a união da Abav-SP e Aviesp, criamos uma identidade, unindo os nossos valores e objetivos em uma nova marca, que será apresentada em breve ao mercado”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP e Aviesp.

O evento de 2021 recebeu avaliação positiva, de 9,2 em satisfação, quesito que colaborou para a decisão da elaboração da próxima edição, a qual estava pendente.

Equipotel/Conotel

Corte da fita marca o início da Equipotel 2021

Corte da fita marca o início da Equipotel 2021

A 58ª Equipotel que aconteceu simultaneamente a 63ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel)no São Paulo Expo, na capital paulista, recebeu 14.766 visitantes únicos gerando cerca de R$ 30 milhões em negócios. Foram realizadas 210 reuniões entre 13 fornecedores e 20 compradores de redes hoteleiras, moteleiras e pousadas. Conforme dados RX, organizadora do evento, 46% dos visitantes eram donos e funcionários de meios de hospedagem, representando alta de 5% em comparação com a edição de 2019.

Outro dado importante é que 76%, eram decisores e 66% do público visitou a Equipotel com verba para investir. A programação ofereceu ainda, 240 horas de conteúdo. A próxima edição da Equipotel acontecerá entre os dias 13 a 16 de setembro de 2022, no São Paulo Expo.

“A hotelaria tem um papel fundamental nesse processo [de retomada], pois é ela que promove as condições adequadas para conectar pessoas, governos, organizações não governamentais, indústrias e diversos outros setores que movimentam a roda do desenvolvimento do nosso país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

Festival das Cataratas

Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas e secretário de Turismo de Foz

Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas e secretário de Turismo de Foz

A 16ª edição do Festival das Cataratas reuniu 5 mil pessoas no Rafain Palace nesta quinta e sexta-feira (2 e 3). Cerca de 40% maior em comparação com a edição anterior, e contando com 1,3 mil marcas nos 250 estandes do evento. A programação contou também com o Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, evento técnico-científico de turismo, além do Salão MICE Cataratas, o Conexão Cataratas Podcast, com transmissão ao vivo e a Arena Gastronômica.

“Foi uma edição especial para todos nós. Um momento de celebrar esse novo momento do turismo, seguindo todos os protocolos sanitários, mas com muito otimismo de que as coisas estão se encaminhando da melhor maneira possível”, destacou a diretora do Festival das Cataratas, Mayara Angeli. A próxima edição do Festival das Cataratas será de 1 a 3 de junho, data em que ocorria tradicionalmente no período pré-pandemia.

Festuris

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris

A novidade de 2021 anunciada no Festival de Turismo de Gramado (Festuris) é que a partir de 2022 a feira passará ater um destino anfitrião, assim como acontece com a WTM Londres e ITB Berlim, por exemplo. O destino escolhido para essa estreia é a Argentina, que segundo Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, é um parceiro de anos.

“A escolha de um país convidado em cada edição não é apenas uma homenagem. Inclui a troca de experiências e ações de promoção conjunta entre os dois destinos ao longo do ano e temos certeza de que com a Argentina faremos um ótimo trabalho, a ideia é fortalecer os dois mercados e ter mais posicionamento com um importante emissor no país e uma vez com o principal emissor para a Argentina”, declarou Zorzanello.

Em 2021 o festival reuniu mais de 8 mil agentes de viagens, além de 1,7 mil marcas expostas, 210 estandes, 22 mil m² ocupados, 20 marcas internacionais e crescimento de 64% em relação a 2020. “Tivemos ainda mais de 10 mil reuniões agendadas. Saímos felizes em ver que o Turismo está voltando com força total. Tenho certeza de que em cinco anos essa será uma das principais indústrias do mundo”, disse Marta Rossi.

FITA

Convidados, agentes e operadores presentes na Fita

A nona edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, promovida de 25 a 28 de novembro, ocupou uma área de 1.800m² no Complexo Estação das Docas, em Belém. Organizado pela Secretaria de Turismo em nome do Governo do Estado, o evento reuniu cerca de 6 mil visitantes, garantindo a próxima edição em junho de 2022 e aumentando as chances de torná-la um evento evento anual de fomento ao turismo da região Norte e de negócios.

Dentre os expositores, 37 estandes foram ocupados por destinos do Pará. O Ministério do Turismo (MTur) reservou seu espaço de 50m² para abrigar os sete estados da região Norte, mais o Maranhão e Mato Grosso, que em parte também integram a Amazônia Legal.

“É importante ressaltar que o Estado do Pará e muitos de seus municípios saíram fortalecidos. O mix entre os atores resultou em bons negócios, alguns fechados ainda dentro da feira e outros contactados para maturar”, disse André Dias. Entre estados e municípios não paraenses, o Amapá e Maranhão, além de São Luís (MA) também ocuparam estandes de exposição.

FIT

FIT-2021-APERTURA-1500x500A Feira Internacional de Turismo da América Latina, conhecida mesmo como FIT Buenos Aires, recebeu 73 mil pessoas, de 38 países, e mais de 3,6 mil rodadas de negócio em sua edição de 2021, realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, em La Rural.

Ao todo, 41 países participaram do evento, incluindo Brasil, que conta com 30 co-expositores em seu estande. Os dois primeiros dias foram abertos ao público final e os dois últimos direcionados apenas aos profissionais do setor. Neste ano, o Uruguai foi o país convidado e Tucumán a província de destaque.

As rodadas de negócios contaram com buyers da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, bem como Emirados Árabes Unidos, Espanha, Irlanda, Itália, Quênia, Portugal, República Dominicana, Turquia e Venezuela. Além disso, o evento contou com mais de 55 buyers argentinos e um total de 361 fornecedores.

“Temos o desafio de continuar a criar condições para que os grandes players do setor invistam na Argentina e recolocar o turismo nos trilhos”, declarou Matías Lammens, Ministro do Turismo da Argentina.

LACTE

O evento gratuito contou com dois painéis

O evento gratuito contou com dois painéis

A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) promoveu em 8 de dezembro, a Jornada Virtual pré-Lacte Pop Up Travel, abordando TMCs e Travel Techs de toda a América Latina e contou com cerca de 180 participantes. A associação aponta ainda que em 27 de janeiro e 22 de fevereiro outros encontros gratuitos acontecerão.

Os temas discutidos serão Gestão de Viagens e Gestão de Eventos respectivamente. A versão presencial da Lacte17 está datada para os dias 8 e 9 de março de 2022 no Sheraton São Paulo WTC Hotel, com público de 600 pessoas além da transmissão online.

“Com a retomada do turismo e, principalmente, do mercado de viagens corporativas, acreditamos na construção ou reconstrução do nosso segmento, promovendo resultados ainda melhores. Escutar esses especialistas apresentando as tendências para 2022 confirma que, com a união do setor, conseguiremos nos restabelecer de maneira sustentável e forte”, afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev.

Roadshow MERCADO & EVENTOS

RoadshowFocado na capacitação de profissionais do Turismo, o jornal MERCADO & EVENTOS promoveu entre 9 de setembro e 9 de dezembro um roadshow nacional, englobando as principais capitais do país. De Salvador, passando por Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e terminando em Ribeirão Preto, a edição de 2021 levou conhecimento a mais de 100 agentes de viagens por evento.

A iniciativa ocorreu com apoio do Governo e da Secretaria de Turismo do Ceará, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Fundtur, além da CVC, Gol, Abear, São Paulo CV&B, Accor, Hilton, Ourominas, Royal Tulip e o Pestana Hotel. Novidades como o programa “Acelera aí” da CVC foram apresentadas.

A campanha funciona por sistema de contagem de pontos, no qual cada um real vendido, convertido em ponto no portal da campanha. Caso o agente venda algum produto dos parceiros aceleradores, os pontos se multiplicam. Quanto mais pontos, mais chances de ganhar os prêmios, que são creditas em forma de dinheiro no seu CPF. Para participar, é necessário se cadastrar através do link.

Balanço

O ano de 2020 teve grande influência na formatação dos eventos que ocorrem em 2021, o formato híbrido se mostra cada vez mais presente e democrático, permitindo que aqueles que não podem comparecer, seja por receio do contágio ou por limitação física, já que é obrigatório o cumprimento dos protocolos biossanitários, estejam a par das dos conteúdos compartilhados nos eventos.

Como dizem os líderes do trade sobre o balanço de 2021, foi um ano de muitos desafio e reinvenção, que deixou o setor ainda mais resiliente e preparado para o está por vir em 2022.

Receba nossas newsletters
 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.mercadoeeventos.com.br ou utilizando uma das formas de compartilhamento dentro da página. Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização.