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Agências e Operadoras

RETROSPECTIVA 2019: AGÊNCIAS E OPERADORAS

O ano de 2019 foi marcado por muitos acontecimentos no Turismo. Um dos mais aguardados foi a assinatura da MP 907, que determinou que a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre os valores pagos ou remetidos a pessoas física e jurídica no exterior em viagens de turismo, negócios e serviço, até o limite limite de R$ 20 mil, tivesse aumento progressivo de 7,9% a partir de 1º de janeiro, até 15,5% em 2024. Até dia 31 de dezembro deste ano, o valor do imposto é de 6% e o trade luta para ele seja novamente zerado.

Novo limite será de US$ 500.

Objetivo para 2020 é zerar o IRRF incidente sobre os valores pagos ou remetidos a pessoas física e jurídica no exterior em viagens

De acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, com cerca de 2 mil agências de viagens, mais de 39% do total demitiram e tiveram queda de faturamento em 2019. Ainda assim, o número de profissionais e empresas do setor de turismo que se registraram no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) cresceu 16,9% nos sete primeiros meses de 2019.

Desempenho das agências 1T2019 e perspectivas para o segundo semestre.

Desempenho das agências 1T2019 e perspectivas para o segundo semestre.

Durante o Encontro Comercial Braztoa, ocorrido em março deste ano, a entidade (que tem novo presidente) anunciou em seu Anuário que os associados faturaram, em 2018, R$ 13,1 bilhões, crescimento de 7,4%; e embarcaram 6,5 milhões, 17% de crescimento, sendo 5 milhões no nacional e 1,5 milhão no internacional – crescimento de 15,6% e 23%, respectivamente. Este também foi o último ECB sob o comando de Magda Nassar, que assumiu a presidência da Abav Nacional para o biênio de 2020/2021. Sob sua direção, na Abav Expo deste ano os visitantes geram R$ 10,4 milhões de receita.

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, e Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, e Magda Nassar, presidente da Abav

A Abracorp também comemorou o crescimento em 2019. Nos resultados do 3º trimestre do ano as agências tiveram crescimento de 4,1% em vendas – um valor que representa o crescimento de R$ 117.237.698. Segundo dados da Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC) da Alagev, as viagens corporativas devem faturar mais de R$ 70 bilhões em 2019, 4,2% maior que em 2018. A pesquisa ainda revela um acumulado de R$ 41,5 bilhões de janeiro a julho, o que registra um crescimento 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Equipe da CVC Corp

No ano em que completou 47 anos de existência, a CVC Corp também teve outros motivos para comemoração

No ano em que completou 47 anos de existência, a CVC Corp também teve outros motivos para comemoração. Durante o CVC Day, encontro anual com investidores, a companhia anunciou que teve um crescimento médio de 11% ao ano na última década. Os números são expressivos: R$ 17 bilhões em reservas por ano; 10 milhões de passageiros; 1,4 mil lojas no Brasil, 94 na Argentina e três no México. Além disso, a CVC Corp finalizou a compra da consolidadora Esferatur em um valor estimado de R$ 245 milhões, e também anunciou a compra do grupo argentino Almundo por US$ 77 milhões.

Flávio Louro, diretor geral da E-HTL Viagens

Flávio Louro, diretor geral da E-HTL Viagens

Entre as novidades anunciadas pelas operadoras ao longo do ano, a E-HTL Viagens passou a investir no segmento de lazer. O objetivo da operadora é atingir R$ 41 milhões em vendas em 2020, apenas nessa área, e, além disso, aumentar o ticket médio de R$ 300 para R$ 800. Já a Schultz projeta um faturamento de R$ 12 milhões por mês em 2020. O foco serão os roteiros nacionais, com meta de chegar a 35% do total das vendas.

E a Decolar lançou uma nova identidade visual, mais próxima, flexível e moderna. De acordo com a própria empresa, este é o primeiro marco visível de uma série de lançamentos que fará nos próximos meses, no contexto de uma mudança em sua proposta de valor para o cliente. A empresa também passou a oferecer pagamento via parcelamento no boleto.

Portal da TREND conta com uma roupagem mais atualizada e renovada

Portal da Trend conta com uma roupagem mais atualizada e renovada

A BWT iniciou seu processo de expansão que tem com objetivo ampliar sua presença no mercado norte-americano, aumentando o seu portfólio de produtos, serviços, pacotes e destinos. O primeiro passo desta estratégia foi à filiação à United States Tour Operator Association, USTOA (Associação de Operadoras de Viagens dos Estados Unidos). Neste ano a BWT foi mais uma vez um dos vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na categoria “Associados Braztoa”.

A Transmundi neste ano renovou contratos exclusivos para cruzeiros fluviais em 2020/21. Há 12 anos a operadora freta barcos nos rios europeus e no Brasil. E agora em dezembro, a operadora anunciou a mudança de endereço de sua sede no Rio de Janeiro, resultado das boas temporadas dos últimos anos e com objetivo de melhorar o atendimento.

Miguel-e-Marcelo-Andrade-da-Transmundi

Miguel e Marcelo Andrade, da Transmundi

Já o Grupo Águia anunciou investimentos de mais de R$ 4 milhões no turismo receptivo no Brasil com expectativa de crescer 20% em 2020. Dos investimentos, mais de R$ 2,5 milhões será direcionado à reestruturação financeira e organizacional da empresa e outros R$ 1,5 milhão aplicados no desenvolvimento de novos produtos e parcerias. A Trend, por sua vez, investiu em um novo portal com interface mais intuitiva e responsivo para mobile; e aposta em tecnologia para conquistar 5 mil novos clientes. Já a Avipam investiu R$ 1,5 milhão em integração de sistemas de gestão, enquanto a Flytour lançou ferramenta exclusiva para venda de cruzeiros.

Juarez Cintra Neto e Juarez Cintra Filho, da Ancoradouro

Juarez Cintra Neto e Juarez Cintra Filho, da Ancoradouro

Outra novidade veio da Ancoradouro, que substituiu seu tradicional Encontro por eventos regionais, o “Agente com A Gente” – que capacita os agentes na sede da operadora. O sucesso foi tanto que a operadora já confirmou novas edições para 2020. Já a Flytour, que tinha um evento que já fazia parte do calendário do Turismo brasileiro, o Hiper Feirão Flytour, decidiu pela não realização da edição 2019. Segundo o diretor-executivo da Flytour Viagens, Fábio Oliveira, está sendo feita uma reavaliação nos conceitos e resultados do evento, que foi transferido para o primeiro semestre de 2020 e os locais ainda não foram definidos.

Evento realizado pela Flytour MMT tem descontos de até 50% em pacotes turísticos

Hiper Feirão Flytour volta em 2020 em lugares a serem definidos

Neste ano, o Grupo Flytour ainda lançou o seu próprio seguro viagem, em parceria com a Omint, e já garantiu 3,5 mil bloqueios aéreos nacional para 2020. E a bomba do ano foi mesmo internacional, com a Thomas Cook anunciando sua falência e cancelando automaticamente reservas, voos e estadias de 600 mil clientes.

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