Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

RETROSPECTIVA 2021: Agências e Operadoras

(Foto: Shutterstock)

Agências e operadoras tentaram dar a volta por cima em 2021

O ano de 2021 marcou a retomada do Turismo após a paralisação forçada do setor motivada pela pandemia da Covid-19. A volta das feiras de forma presencial simbolizou o reencontro dos profissionais do trade. O MERCADO & EVENTOS mesmo também realizou o Roadshow M&E Nacional em oito cidades do Brasil. Mas quais foram as notícias mais impactantes no segmento de Agências e Operadoras? Confira logo abaixo.

Carla e Ingrid Davidovich, fundadoras da New Age

Carla e Ingrid Davidovich, fundadoras da New Age

Em janeiro, a New Age, operadora com 33 anos de operações no mercado, anunciou o encerramento de suas atividades. A empresa não conseguiu equacionar as restrições de viagens provocadas pela pandemia durante o ano de 2020. A CVC Corp anunciou a unificação das marcas pertencentes ao grupo: RexturAdvance, Esferatur, Visual e Trend, com o objetivo de simplificar a comunicação e a relação com os agentes de viagens multimarcas. Em 2021, a empresa completou 49 anos e para comemorar lançou um cartão de crédito e um programa de fidelidade.

Leonel Andrade, CEO da CVC.

Leonel Andrade, CEO da CVC Corp

Em entrevista exclusiva para o M&E, o CEO Leonel Andrade falou sobre as transformações do grupo e a preparação para uma nova fase. No segundo trimestre do ano a CVC Corp apresentou prejuízo de R$ 176 milhões. Porém, as reservas confirmadas no semestre somaram R$ 3 bilhões. A CVC Viagens também mudou sua identidade visual e apresentou um novo modelo de lojas, que ganharam espaços dinâmicos para atender diferentes necessidades dos clientes.

Carlos Prado e Rubens Schwartzmann

Carlos Prado e Rubens Schwartzmann

Carlos Prado (Tour House) renunciou à presidência da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas – Abracorp para se dedicar ao movimento Unidos pela Vacina e Supera Turismo Brasil. Rubens Schwartzmann assumiu o comando da entidade com Rubens Vasconcelos Neto na vice-presidência.

Em março, a Schultz comemorou 35 anos de operações no Turismo. Para celebrar, o grupo multisserviços realizou uma festa online e lançou uma campanha de premiação aos agentes de viagens.

Termômetro do Turismo

Ao final do primeiro trimestre do ano, a quinta rodada da pesquisa Termômetro do Turismo – uma parceria entre o MERCADO & EVENTOS e a Cap Amazonmostrou a incerteza dos agentes de viagens em relação à recuperação do setor. Na oportunidade, 32% dos profissionais acreditavam que a retomada viria apenas no segundo semestre do ano; 27% previam a recuperação já no segundo trimestre; e 26% anteviam que ela aconteceria apenas em 2022. Termômetro do TurismoNo segundo semestre uma nova edição do Termômetro do Turismo mostrou o crescimento do otimismo dos agentes de viagem na medida em que a vacinação avançava no país. Entre os entrevistados, 62% acreditavam em retomada imediata, enquanto 35% projetavam o aquecimento das vendas no terceiro trimestre. Outros 27% previam a volta apenas no último trimestre de 2021. Em setembro, a sétima edição do Termômetro do Turismo apontou que a retomada das viagens já era sentida pelas agências, mas que só será plena ao longo de 2022.

Já o Grupo Águia, que detém os direitos de comercialização do Programa Oficial de Hospitalidade Copa do Mundo FIFA Catar 2022, lançou o Torcida Brasil para a venda de pacotes exclusivos para o público brasileiro. Na ocasião anunciou a CVC como parceira na comercialização.

Em abril, a BWT Operadora deu início a uma nova fase motivada pela pandemia e as incertezas do mercado. O novo posicionamento foi baseado em tecnologia e maior liberdade de negociação para os agentes de viagens. A Abav Nacional lançou uma campanha de valorização do agente de viagem com foco na autoestima dos profissionais. A iniciativa contou com o apoio da Abracorp, Air Tkt, Braztoa e Clia Brasil. A associação também definiu que a Abav Expo voltaria a ser itinerante em 2021.

Abav Expo 2021 - Foto Roberto Maia

Abav Expo 2021 reuniu mais de 12 mil visitantes e cerca de 200 marcas

A Abav Expo & Collab 2021 foi o destaque de outubro. O evento realizado de forma híbrida no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, marcou o reencontro dos profissionais do turismo após o período de paralisação por causa da pandemia da covid-19. O encontro reuniu mais de 12 mil visitantes e cerca de 200 marcas. Magda Nassar ainda foi reeleita presidente da Abav Nacional para o biênio 2021-2023. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa criou a sua Academia de Excelência para unir qualificação e parceria com destinos para identificar produtos turísticos. O projeto envolve cursos, programas de aprendizagem e parcerias público-privadas.

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa

Parceria da Braztoa com os conventions bureaus do Rio de Janeiro e de São Paulo resultou no lançamento da campanha “Primavera-Verão Rio-São Paulo”. O movimento visa promover o intercâmbio de visitantes entre os dois estados por meio de experiências das operadoras associadas com mais de 50 pacotes formatados.   Em abril, a entidade divulgou os dados do seu anuário referente a 2020. As operadoras associadas registraram uma queda de 66,78% em relação a 2019, o que representa cerca de R$ 4 bilhões, sendo a maior parte do movimento doméstico. O mês de junho mostrou consolidação da retomada das operadoras. Dados do Boletim Mensal Braztoa apontaram para uma recuperação após o avanço da vacinação no país. Segundo a publicação, 11% dos associados da entidade superaram os números de 2019. E, em setembro, os números apresentados mostraram que 36% das operadoras associadas alcançaram faturamento próximo da média histórica de 75% ou mais.

Michel Tuma Ness

Michel Tuma Ness e a famosa mortadela em estande do Mercado & Eventos

No final de junho, o Turismo perdeu Michel Tuma Ness, um dos principais nomes do trade turístico nacional. Michelão como era carinhosamente chamado ocupava a presidência da Federação Nacional do Turismo (Fenactur) e do Clube do Feijão Amigo. No dia 1º de julho, a Agaxtur Viagens e Turismo passou a atender em um novo endereço, na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o CEO Aldo Leone Filho, a mudança marcou um novo recomeço da empresa aos 68 anos.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional: entidade pede mobilização em torno do projeto

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional

O projeto sobre responsabilidade solidária do agenciamento de viagens também tramitou em caráter exclusivo em três comissões da Câmara dos Deputados. A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, considera a aprovação “iminente”. A CNT firmou parceria com a plataforma de pagamento. A tecnologia permite a venda de pacotes parcelados e tem o objetivo de dar fôlego à agências que foram duramente afetadas pela pandemia. A Bancorbrás apresentou ao mercado a sua nova marca, a Bancorbrás Turismo, resultado da unificação do seu clube de turismo e da agência e operadora. Objetivo da empresa é alcançar maior eficiência operacional. A 2ª Pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Abav Nacional, mostrou o otimismo das agências de viagem naquele momento. O estudo indicou que 60% das agências esperam faturar em 2021.

A operadora baiana OFB abriu escritório na Avenida Paulista, em São Paulo, e aposta no portal B2B Agente.tur para se consolidar como uma empresa nacional.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto e ascendeu um alerta para as agências de viagem, que passam a responder solidariamente em casos de vazamentos de dados dos seus clientes.

Equipe da Azul Viagens

Equipe da Azul Viagens

A Azul Viagens anunciou o crescimento de 80% das vendas no ano em comparação com 2019. A operadora conta com 100 voos da Azul dedicados durante a temporada de Verão. Também investe na campanha “Agente Tá On” para os agentes de viagens, que tem premiações mensais, além de um carro zero quilômetro para o primeiro colocado, uma moto para o segundo e um notebook para o terceiro.Agentes de viagens durante o Roadshow M&E Ribeirão PretoO MERCADO & EVENTOS realizou em parceria com a PROMO, o Roadshow M&E 2021, que voltou de forma presencial para suprir as necessidades dos agentes de viagens. Os eventos, que capacitaram mais de mil profissionais, foram realizados em Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Ribeirão Preto. O Grupo Águia Branca anunciou a criação de uma nova operadora – ainda sem nome definido. Em uma primeira etapa os produtos serão ancorados no rodoviário e, a partir do segundo semestre de 2022, serão incluídos também os aéreos. Em outubro, o Grupo Ancoradouro superou os números de 2019 antes da pandemia. O programa de capacitação e relacionamento com os agentes de viagens também será retomado em 2022.

Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

A Aviesp Expo reuniu quase 4 mil profissionais do setor em Águas de Lindóia (SP). O evento teve a aprovação dos agentes de viagens e expositores e será reformulado após a unificação da Abav-SP e Aviesp. Agora oficialmente chamada de Abav TravelSP, foi confirmada para acontecer nos dias 28 e 29 de abril de 2022. E agora em dezembro, a Orinter realizou a primeira edição do seu mais novo evento beneficente, o Golden Circle. O jantar black-tie realizado no Palácio Tangará reuniu cerca de uma centena de convidados entre os principais fornecedores da operadora.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.