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Hotelaria

RETROSPECTIVA 2019: HOTELARIA

Apresentação da marca A Hora do Turismo aconteceu na última quinta-feira

O destaque do ano está na aprovação da medida provisória “A Hora do Turismo”, que isenta o pagamento dos direitos autorais do Ecad para os hotéis

O ano de 2019 foi de grandes novidades e mudanças para o setor hoteleiro. Logo no início do ano, um boletim do Fohb divulgou um crescimento de 12% na ocupação hoteleira e de 14% no RevPar em fevereiro. Em abril, o relatório “Panorama da Hotelaria Brasileira” também revelou números bastante positivos e um investimento de R$ 4 bilhões.

O setor ganhou forças logo no início do ano com a parceria entre a Fohb e a Reed Exhibitions, responsável pela Equipotel. Com a nova união, todos os eventos da entidade passaram a ser apoiados e patrocinados pela Reed. Além disso, ao longo de 2019 foi colocado em debate a necessidade de mudanças em alguns tópicos do setor hoteleiro, como a Lei do Inquilinato e a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Especialistas debateram ainda diversos temas voltados para o desenvolvimento do setor, como as oportunidades para enfrentar a sazonalidade da hotelaria.

Em outubro, Manoel Linhares foi reeleito presidente da ABIH Nacional para o biênio de 2020/2021. Em novembro, o presidente, representando a entidade, se reuniu com relatora setorial do Turismo, Katia Abreu, para falar do Orçamento de 2020, documento que possuía três propostas de emendas constitucionais. No mesmo mês, Manoel Linhares divulgou um artigo celebrando o dia do hoteleiro e destacando o momento favorável do Turismo no Brasil.

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional

Um dos maiores momentos de crise no setor se deu com a falência da Thomas Cook, em outubro, afetando cerca de 500 hotéis na Espanha, país que era responsável por receber maior parte das ofertas da empresa. Destes hotéis, cerca de 100 eram completamente dependentes da operadora, o que afetou a hotelaria da região.

Já em novembro, durante a realização do 3º Fórum de Hotéis Independentes, paralelo ao Equipotel, foi anunciado o crescimento do setor de hotéis independentes, que chegou a representar 87,9% da oferta hoteleira do Brasil. Além disso, o setor foi positivamente afetado com a medida provisória intitulada “A Hora do Turismo”, que isentou o pagamento dos direitos autorais para o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para os hotéis.

Sustentabilidade 

O tema ‘sustentabilidade’ foi um dos destaques do ano para diversos setores do Turismo, em especial para a hotelaria no Brasil e no mundo. De maneiras diferentes e, muitas vezes, inovadoras, os hotéis foram implantando medidas que resultaram no contato com a natureza e na utilização de fontes de energia sustentável. De acordo com o Booking, a sustentabilidade é um dos pontos apontados como relevante na escolha de um hotel por 92% dos brasileiros.

Em janeiro, a Mavsa Resorts inaugurou uma horta orgânica com 3 mil metros quadrados. Em março, o Radisson Hotel Belém adotou canudos biodegradáveis em sua operação, podendo reduzir ao fim de um ano cerca de 12 mil canudos de plástico. No mês de maio, a Accor seguiu com suas ações para diminuir o uso de plásticos de uso único em seus hotéis, desta vez substituindo as hastes flexíveis de plástico por hastes de papel 100% biodegradáveis.

Letícia Alves e Valérian Escher, proprietários da Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, em Jericoacoara

Letícia Alves e Valérian Escher, proprietários da Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, em Jericoacoara

Em julho, o Malai Manso se tornou o primeiro resort do Brasil a operar apenas com energia solar, com mais de seis mil equipamentos instalados em uma área de oito hectares. No mês de agosto, o Hilton Barra Rio de Janeiro recebeu uma recertificação de Sustentabilidade pelo Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, que engloba fatores sociais, econômicos e ambientais do empreendimento.

Em setembro, o Royal Palm realizou ação de reciclagem com canudos em Campinas, resultando na criação de uma obra de arte a ser leiloada pela associação beneficente ABID para gerar maior renda em seu caixa. No mês de novembro, Jericoacoara ganhou sua primeira eco-pousada, Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, construída com madeira de reflorestamento. Além disso, outro destaque no tema para o trade foi o fechamento de um contrato de adoção de energia fotovoltaica entre a ABIH-MG e hotéis da região, em outubro.

Eventos do trade 

O ano de 2019 também foi de muito desenvolvimento para o setor hoteleiro, que contou com a realização de diversas feiras e eventos com foco em resultados e previsões para os próximos anos. Em maio, o Conotel reuniu mais de 3,2 mil profissionais em Goiânia e 30 expositores de todo o país. No mesmo mês, foi realizado o 1º Encontro da Hotelaria Nacional e a 2ª edição do Fórum da Hotelaria de Luxo.

Em junho, o Expotel reuniu grandes nomes do setor e realizou um debate sobre como a hospitalidade pode mudar a experiência do turista. No mês de agosto, a Hospitality Experience capacitou profissionais do turismo e debateu temas importantes sobre o segmento. Em setembro, o Equipotel atraiu 56 novas marcas para a feira, que contou com 187 expositores.

Abertura do Conotel 2019 no Centro de Convenções Goiânia

No final de outubro, o 2º Encontro de Líderes reuniu grandes nomes do Turismo para debater as tendências que transformam a relação de consumo na hotelaria. O evento contou com a apresentação do CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, Alexandre Zubaran, que falou sobre tendências, tecnologias e a transformação das relações de consumo.

Em novembro, a Resorts Brasil realizou uma assembleia para discutir o planejamento do setor da hotelaria e debater junto aos associados o posicionamento da entidade para o próximo biênio.

Resultados do setor

Com tantos eventos e ações com foco no desenvolvimento do setor, muitos resultados positivos foram registrados. A Marriott International iniciou o ano celebrando seu recorde de crescimento, chegando a 1,3 milhão de quartos. Já a Mabu celebrou, em outubro, seu recorde em vendas e ocupações ao longo de 2019.

O Royal Palm comemorou a alta de 30% em seu faturamento no primeiro semestre, resultado atingido após a inauguração de seu complexo no Royal Palm Campinas. Em julho, a Aviva registrou recordes de venda e ocupação, com R$ 149 milhões em receita e mais de 265 mil visitantes. Em agosto, o Grupo Tauá comemorou o crescimento de 25% no faturamento durante o primeiro semestre de 2019 e, no mês seguinte, foi a vez da Atlantica, da Villa Blue Tree e do Infinity Blue comemorarem o crescimento em suas receitas de 27%, 32% e 8,6%, respectivamente.

Alessandro Cunha, gerente geral de Experiência Estratégia e Inovação da Aviva

Alessandro Cunha, gerente geral de Experiência Estratégia e Inovação da Aviva

O ano também foi marcado por muitas premiações. Em junho, a Accor ganhou o prêmio de “Negociação do ano” pela conferência Hotel Opportunities Latin America (Hola), após a aquisição da Atton Hoteles. No mesmo mês, o Le Canton teve a qualidade de seu resort reconhecida pelo prêmio Excellence in Service RCI, entregue apenas a seis hotéis no Brasil.

No mês de outubro, o Wish Foz do Iguaçu foi novamente eleito como o ‘Melhor Resort de Golfe do Brasil’. Já em novembro, Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre de Porto Seguro, foi apresentado como um dos finalistas do Prêmio Nacional de Turismo 2019 na categoria Empreendedores de Médio e Grande Porte.

Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu

O Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu foi eleito o ‘Melhor Resort de Golfe do Brasil’

Ainda no mês de novembro, a ABIH-RJ e o Hotéis Rio reuniram mais de 200 profissionais no Rio Othon Palace Hotel para a entrega do Top Hotel RJ 2019, prêmio que reconhece as investidas e os cases de sucesso dos hotéis de todo o estado. Nesta edição, os destaques foram: Accor, Grand Hyatt e Windsor.

Entre crises e resultados positivos, o segmento mostrou que 2019 foi um ano de luta para o setor e de muito crescimento. Para o próximo ano, o esperado são grandes investimentos e resultados ainda mais significativos para a hotelaria brasileira.

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