Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Vai e Vem

VAI E VEM: relembre as principais movimentações do mercado em 2019

Logo_vai e vem

Um ano de muitas movimentações. Como é de praxe, a tradicional dança das cadeiras do Turismo deu o que falar em 2019. Novos executivos, troca de posições e gente importante deixando empresas após anos de serviços prestados. Talvez o mais emblemático movimento neste ano tenha sido a saída de Afonso Louro do comando da Visual Turismo, empresa que fundou e que hoje faz parte do portfólio da CVC Corp.

No seu lugar entrou Edson Akabane, que ficou no cargo até novembro, quando Cleiton Feijó, ex-Assist Card e ex-Nascimento, assumiu o comando da unidade de negócios. A Visual passou ainda por mais mudanças, com a saída de Eliseu Thomae do marketing da operadora, assumido por Thais Machado. Outro a deixar a empresa foi Thiago Benatti, após 11 anos de Visual.

E por falar em CVC Corp, a empresa também passou por diversas mudanças. Após a renúncia de Leopoldo Saboya, a companhia nomeou Mauricio Montilha como novo CFO. Marcelo Oste foi outro a deixar a CVC. Ele comandou o marketing da empresa por 25 anos. O cargo foi assumido por Lucia Azevedo Bittar. Há ainda a volta de Roberto Vertemati, que deixou o Beto Carrero e assumiu o cargo de diretor de Vendas do Canal Agências.

Cleiton recebe boas-vindas de Afonso Louro, fundador e conselheiro estratégico da Visual

Cleiton recebe boas-vindas de Afonso Louro, fundador e conselheiro da Visual

Outra empresa do grupo, a Trend, também teve a saída de Ana Paula Kuba, diretora de Marketing e que estava na sua segunda passagem na empresa. Em seu lugar assumiu Cristiane Jayme, que passou a acumular também o setor de atendimento.

Ainda no segmento de operadoras, a Flytour Viagens teve a saída de Daniel Firmino, que foi desenvolver a área de Produtos Nacionais da Orinter Tour & Travel. A consolidadora Flytour MMT teve a saída de Emerson Camilo, que assumiu o comando da Sakuratur, e a chegada de Marvio Mansur. Outra operadora que passou por grandes mudanças foi a Abreu com a saída de Sérgio Vianna, que atuou na empresa por 20 anos. Ele assumiu o comando da Lusanova no Brasil.

AVIAÇÃO

A aviação também passou por mudanças significativas em 2019. Emerson Sanglard deixou o comando da Copa Airlines no Brasil após quase sete anos. Também na Copa, Carlos Antunes assumiu a gerência regional de Vendas para a América do Sul. A Avianca Holdings, que já havia nomeado Anko Vander Werff como novo presidente, escolheu Gustavo Esusy para dirigir a equipe da aérea no Brasil.

Carlos Antunes, assumiu a gerência Regional de Vendas da Copa Airlines

Carlos Antunes, assumiu a gerência Regional de Vendas da Copa Airlines

Na Azul, a mudança foi na estrutura. Marcelo Bento, que cuidava do planejamento e da Azul Viagens, assumiu a vice-presidência de Relações Institucionais. Na Alitalia, a novidade foi a chegada de Nelson Oliveira para o cargo de country manager no Brasil. Na American Airlines, Dilson Verçosa assumiu a diretoria de Vendas para a América do Sul e Alexandre Cavalcanti, que estava baseado em Dallas, voltou ao Brasil para comandar a diretoria de Vendas no País. Já a TAP teve a saída de Francisco Guarisa após 11 anos.

ENTIDADES

Algumas das principais associações do setor também tiveram troca de comando. Magda Nassar assumiu o comando da Abav Nacional em junho após licença médica de Geraldo Rocha. Agora em dezembro, foi reeleita para um mandato completo. Na Braztoa, Roberto Nedelciu assumiu a presidência para o biênio 2019/2021. Já a ABIH Nacional confirmou um segundo mandato a Manoel Linhares, que venceu uma eleição polêmica.

Magda Nassar foi reeleita presidente da Abav Nacional

Magda Nassar foi reeleita presidente da Abav Nacional

A Abracorp teve o retorno de Gervásio Tanabe em janeiro para o cargo de diretor-executivo. Posteriormente, a nomenclatura do seu cargo foi alterada, passando para presidente-executivo. A Associação Brasileira de Resorts (ABR) teve a saída de Ricardo Domingues e a contratação de Ana Maria Biselli, que volta ao mercado como diretora-executiva da entidade.

HOTELARIA E CRUZEIROS

Outra movimentação importante aconteceu no Jurema Águas Quentes, que substituiu Nilson Bernal por Daniel Camilo Chimentão na presidência. Daniel Santos, por sua vez, da rede Nacional Inn, deixou a sociedade da Salvatur. Já a rede Mabu contratou Eduy Azevedo para o cargo de diretor Geral de Hotelaria. Na Costa Cruzeiros, Cintia Carlotti foi promovida a gerente de Marketing e Alex Calabria deixou a armadora.

PARQUES

As representações dos parques temáticos no Brasil também passaram por mudanças. Mauricio Alexandre deixou o SeaWorld após dez anos e assumiu o cargo de diretor Comercial da operadora RCA. Martim Diniz, que atuou também no SeaWorld, foi contratado pela Universal Orlando para atuar como desenvolvedor de Negócios na América Latina.

POLÍTICA

Gilson Machado, foi nomeado presidente da Embratur

Gilson Machado, foi nomeado presidente da Embratur

Na política, o ano foi agitado. O maior destaque foi a indicação de Gilson Machado Neto para a presidência da Embratur. Ele assumiu o posto ocupado por pouco tempo por Paulo Senise e nomeou Osvaldo Matos para a diretoria de Marketing. Outro movimento importante foi a nomeação de Luis Antonio Sobrinho como diretor técnico na Setur-SP.

Valdir Valendowsky, ex-presidente da Santur e ex-secretário de Turismo de Santa Catarina, assumiu a Secretaria Municipal de Turismo de Balneário Camboriú. Em julho, Bruno Reis, ex-Embratur e ex-RIOgaleão, assumiu a presidência da Emprotur (RN). E, por fim, Gilson Lira, ex-Embratur, foi nomeado secretário-executivo de Turismo da Paraíba.

Receba nossas newsletters