Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

RETROSPECTIVA 2019: FEIRAS E EVENTOS

Corte da fita da Abav Expo 2019

Corte da fita da Abav Expo 2019

Anualmente, o mercado do turismo, tanto nacional quanto internacional, promove diferentes feiras e eventos que movimentam o setor. Desde feiras já consolidadas até as de criação mais recente, o objetivo é sempre o mesmo: trazer temas e propostas inovadoras que tragam novidades e temas de relevância, promovendo debates e descobertas e propiciando um ambiente favorável para o fechamento de negócios entre os players ou até mesmo diretamente com o público final.

Muitas feiras trouxeram eventos disruptivos e inovadores. Dentre eles podemos destacar a iniciativa da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, realizada em São Paulo, que pela primeira vez abriu o terceiro dia para o público final e disponibilizou uma Black Friday de viagens repleta de pacotes com preços promocionais, vendidos com exclusividade por agências associadas à Abav.

Corredores da 47° Abav Expo

Corredores da 47° Abav Expo

Pensando na programação, a Abav Expo também inovou com o Abav Tech, no segmento de tecnologia, bem como a WTM Latin America trouxe pela primeira vez na feira o Travel Forward, evento que trata do futuro da tecnologia no turismo – o evento já tinha acontecido em 2018 na WTM Londres, e devido aos bons resultados, foi repetido também na edição latino-americana da feira. Em Gramado, a Festuris também inovou: além de disponibilizar uma hora a mais de feira, também divulgou um novo aplicativo oficial e disponibilizou patinetes para facilitar a locomoção dos visitantes durante o festival.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo durante o Meeting Festuris

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo durante o Meeting Festuris

As iniciativas para geração de negócios e realização de reuniões também se mostrou presente nas feiras de 2019. A WTM Londres, que neste ano comemorou sua 40ª edição, lançou o programa WTM Buyer’s Club, que garante diversos benefícios para agências de viagens que se unirem ao projeto. Já em Gramado, o espaço MICE & Experience passou por mudanças em seu layout, garantindo mais mesas disponíveis para o público. Na WTM-LA, o espaço dedicado à área corporativa foi ampliado e, além disso, o terceiro dia foi dedicado exclusivamente para o segmento MICE.

Simon Press, diretor da WTM Londres

Simon Press, diretor da WTM Londres

Outra novidade de grande impacto foi a primeira edição do Woman in Travel, realizada durante a WTM-LA. O evento, exclusivo para o público feminino, teve duração de três horas, e foi dividido em um painel de capacitação, mentoria e um coquetel. O objetivo da ação era de empoderar mulheres e as auxiliar no desenvolvimento de estratégias e atuações mais contundentes na indústria global de viagens, turismo e hospitalidade. No total, o Woman In Travel recebeu mais de 220 mulheres durante o painel e mais 85 durante a mentoria.

Claude Blanc, novo diretor de portfolio da Reed Travel Exhibitions, com Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Claude Blanc, novo diretor de portfolio da Reed Travel Exhibitions, com Luciane Leite, diretora da WTM-LA

Nas áreas da feira, destinos, comemorações e novidades se misturavam. Na BTL, feira que acontece em Lisboa, a inovação foi um espaço 100% dedicado à cultura. Já na Abav Expo, foi estabelecida uma nova área colaborativa para pequenos estandes. Em Gramado, a Festuris trouxe diversas inovações para os espaços e corredores do festival: espaços de termalismo e bem-estar, wedding e uma área específica sobre o turismo cultural e religioso.

Convidados participam da cerimônia de abertura do JPA Travel Market

Convidados participam da cerimônia de abertura do JPA Travel Market

No entanto, uma das notícias mais bombásticas da editoria de feiras e eventos, dada em primeira mão pelo M&E, foi o fim do JPA Travel Market e o anúncio oficial do Brazil Travel Market. O evento, que foi realizado pela última vez em João Pessoa, a partir de 2020, ganha uma nova identidade visual e passará a acontecer em Fortaleza, destino escolhido especialmente por seu grande fluxo de voos.

Resultados

Segundo dia da 47° Abav Expo

Segundo dia da 47° Abav Expo

De modo geral, as feiras e eventos que aconteceram ao longo de 2019 apresentaram resultados positivos e boa parte deles até já anunciaram datas para as edições do ano que vem. Confira a agenda do M&E com as datas já divulgadas das principais feiras e eventos de 2020.

Em Berlim, a ITB recebeu cerca de 160 mil visitantes, sendo 113 mil profissionais. Já a edição Ásia da ITB, que teve recorde de participantes, recebeu 13 mil participantes, 1,3 mil expositores, 1,2 mil buyers e mais de 27 mil reuniões foram realizadas. Devido ao sucesso de ambas as edições, os representantes da ITB Berlim já anunciaram que a edição de 2020 baterá recorde e terá 27 pavilhões de exposição, somando 10 mil m² de espaço adicional. Além disso, a ITB realizará pela primeira vez uma edição na Índia.

Estande do Brasil na WTM Londres 2019

Estande do Brasil na WTM Londres 2019

Em Londres, a expectativa era que a WTM Londres recebesse mais de 51 mil pessoas nos três dias de feira e ultrapassasse £3,4 bilhões (R$17,5 bi) em negócios. A BTL, que aconteceu em Lisboa, recebeu 70.322 visitantes e para 2020 já tem previsão de crescimento de 10% no número de expositores, além de 90% do espaço já comercializado em janeiro.

Estande da Costa Rica na Fitur 2019

Estande da Costa Rica na Fitur 2019

Ainda na Europa, a Fitur, que acontece em Madrid, na Espanha, apresentou um crescimento de 8,3%, chegando a um total de 866 marcas expositoras e 10.487 empresas participantes. Foram mais de 253 mil visitantes nos cinco dias de evento, sendo que o número de profissionais de turismo cresceu 1,8% em relação a 2018, totalizando 142.642 pessoas, bem como a quantidade de estrangeiros na feira, que subiu 8,9%. Mais de nove mil reuniões com compradores internacionais aconteceram, além das quase 50 mil que foram programadas.

No ano passado, FIT reuniu profissionais de 52 países

No ano passado, FIT reuniu profissionais de 52 países

Outra feira que bateu recorde de participação foi a FIT, na Argentina. Foram 103 mil visitantes entre público final (mais de 71 mil pessoas) e profissionais do setor (mais de 32 mil pessoas), o que representou um crescimento de 8% em relação a 2018. O número de expositores subiu 3,5%, totalizando 1.718. Em número de reuniões, foram realizadas 4.532 ao longo da feira. Ainda pensando em América Latina, a BNT Mercosul recebeu um total de 5.522 profissionais de turismo e 350 marcas expositoras em 96 estandes, sendo que as capacitações ao longo da feira mobilizaram 3.321 pessoas.

Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul

Geninho Goes, diretor da BNT Mercosul

Realizada em São Paulo, em abril, a WTM Latin America já registrava resultados positivos antes mesmo de a feira começar: em março, o número de inscrições já tinha superado em 51% os resultados do mesmo período de 2018. No total, foram recebidos 19.432 visitantes, sendo 11.683 profissionais únicos, o que representou um crescimento de 14,5% em relação à edição anterior da feira. O conhecido programa “Agente na estrada”, realizado durante a WTM-LA, cresceu 7,1%, o que representa a promoção de cerca de 2.250 reuniões de networking.

Claude Blanc e Luciane Leite, da WTM, com Marco Ferraz, da Clia Brasil

Claude Blanc e Luciane Leite, da WTM, com Marco Ferraz, da Clia Brasil

Para o ano que vem, as novidades são muitas: o espaço do Travel Forward será ampliado, haverá mais opções de pacotes personalizados e atividades paralelas à feira, além da primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável e a promoção de um hub de eventos para ampliar ainda mais a presença internacional da WTM Latin America.

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, recebe Lummertz na abertura da Abav Expo 2019

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, recebe Lummertz na abertura da Abav Expo 2019

Outro importante evento para o segmento foi a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que ultrapassou o marco de 32 mil visitantes, o que foi considerado como um recorde histórico e absoluto, que representou um crescimento de 38,6%. O público era formado em grande parte (47,6%) por pessoas não residentes da capital paulista e, durante a estadia desses visitantes na feira, cerca de R$ 10,4 milhões em receitas foram gerados para a cidade de São Paulo. Pensando nos expositores, 24,6% do faturamento da feira nesse segmento foi representado por destinos paulistas.

Autoridades durante a abertura do Festuris

Autoridades durante a abertura do Festuris

Em Gramado, a Festuris registrou recorde de pré-inscritos, contabilizando mais de 16 mil pessoas, um aumento de 5% em relação à edição de 2018. No total, o festival recebeu 17 mil participantes, sendo 11 mil profissionais e cerca de mil estrangeiros, e mais de 2,7 mil marcas expositoras. Já em Campinas, a Aviesp contabilizou 3.855 participantes, o que representou um crescimento de 8% em relação à edição anterior. Foram 110 estandes e cerca de 400 marcas expositoras, com o recorde de participação de 35 operadoras.

Autoridades e lideranças reunidas na cerimônia de abertura do JPA Travel Market

Autoridades e lideranças reunidas na cerimônia de abertura do JPA Travel Market

A JPA Travel Market também obteve resultados positivos em sua última edição com este nome e em João Pessoa: foram recebidos 3,7 mil profissionais do turismo e a rodada de negócios contou com a participação de 200 profissionais e de 32 buyers internacionais. A Avirrp, que acontece em Ribeirão Preto e é considerada uma das maiores feiras de turismo do interior paulista, recebeu 3.971 visitantes e contou com 117 expositores.

Corte da fita do 14º Festival das Cataratas

Corte da fita do 14º Festival das Cataratas

Ainda no Brasil, o Festival das Cataratas tinham como expectativa receber cerca de oito mil pessoas e mais de mil expositores, uma vez que os espaços foram 100% comercializados, o que simbolizou um aumento de 25% em relação à edição de 2018. Durante o festival, um tema que foi bastante abordado foi o turismo rodoviário, o que rendeu medidas e um documento com um pleito do setor que foi entregue ao Ministério do Turismo.

Painel sobre competitividade dentro da indústria abriu o último dia de Fórum ALTA

Painel sobre competitividade dentro da indústria abriu o último dia de Fórum ALTA

A Convenção BWT, por sua vez, contou com 900 rodadas de negócios e um recorde de público, totalizando 487 participantes. O Fórum Alta não divulgou seus dados oficiais, mas abordou temas como a competitividade dentro da infraestrutura aeroportuária, os desafios para aprimorar a competitividade aérea na América Latina, os prejuízos da judicialização para a aviação no Brasil, entre outros.

M&E

O MERCADO & EVENTOS também promoveu seus próprios eventos ao longo de 2019. O II Encontro de Líderes, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 30 e 31 de outubro, com a temática “Turismo, Negócios e Investimentos”, teve o apoio de Gol, Delta e Air-France/KLM e reuniu diversas autoridades e nomes importantes para o turismo.

Bob Santos, do Ministério do Turismo, durante o primeiro painel do evento

Bob Santos, do Ministério do Turismo, durante o primeiro painel do II Encontro de Líderes

Entre os temas abordados ao longo do Encontro, podemos destacar o painel “Planejamentos e Diretrizes para 2020”, que trouxe informações sobre as medidas tomadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento nacional do setor e o painel “Desafios e Oportunidades de Empreendimentos Turísticos”, que ressaltou a importância de reformas econômicas, apresentou modelos de negócios e debateu a liberação de jogos.

Roy Taylor, presidente do M&E, abriu oficialmente o II Encontro de Líderes

Roy Taylor, presidente do M&E, abriu oficialmente o II Encontro de Líderes

A visão do investidor estrangeiro sobre o Brasil também foi um dos temas abordados, juntamente com a apresentação de estados do Nordeste no painel “Turismo Como Vetor de Diversificação e Impulsionamento Econômico”, que encerrou a segunda edição do Encontro de Líderes.

Roy Taylor, do M&E, e Gisele Lima, da Promo, com patrocinadores e apoiadores do Fórum Conectividade

Roy Taylor, do M&E, e Gisele Lima, da Promo, com patrocinadores e apoiadores do Fórum Conectividade

Em dezembro, aconteceu o II Fórum Conectividade, dessa vez em São Paulo e para falar de um tema muito importante para o turismo brasileiro: a aviação. Com representantes de peso, autoridades e representantes das grandes instituições do turismo, os diversos painéis ao longo do dia trouxeram reflexões que abrangiam desde infraestrutura, até low-costs. Foram debatidos os desafios de estabelecer novas rotas internacionais, a regulamentação do wet-leasing, isenção de vistos, hubs e até mesmo a alta do dólar, entre outros temas que movimentaram o setor ao longo de 2019.

Receba nossas newsletters