Anualmente, o mercado do turismo, tanto nacional quanto internacional, promove diferentes feiras e eventos que movimentam o setor. Desde feiras já consolidadas até as de criação mais recente, o objetivo é sempre o mesmo: trazer temas e propostas inovadoras que tragam novidades e temas de relevância, promovendo debates e descobertas e propiciando um ambiente favorável para o fechamento de negócios entre os players ou até mesmo diretamente com o público final.
Muitas feiras trouxeram eventos disruptivos e inovadores. Dentre eles podemos destacar a iniciativa da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, realizada em São Paulo, que pela primeira vez abriu o terceiro dia para o público final e disponibilizou uma Black Friday de viagens repleta de pacotes com preços promocionais, vendidos com exclusividade por agências associadas à Abav.
Pensando na programação, a Abav Expo também inovou com o Abav Tech, no segmento de tecnologia, bem como a WTM Latin America trouxe pela primeira vez na feira o Travel Forward, evento que trata do futuro da tecnologia no turismo – o evento já tinha acontecido em 2018 na WTM Londres, e devido aos bons resultados, foi repetido também na edição latino-americana da feira. Em Gramado, a Festuris também inovou: além de disponibilizar uma hora a mais de feira, também divulgou um novo aplicativo oficial e disponibilizou patinetes para facilitar a locomoção dos visitantes durante o festival.
As iniciativas para geração de negócios e realização de reuniões também se mostrou presente nas feiras de 2019. A WTM Londres, que neste ano comemorou sua 40ª edição, lançou o programa WTM Buyer’s Club, que garante diversos benefícios para agências de viagens que se unirem ao projeto. Já em Gramado, o espaço MICE & Experience passou por mudanças em seu layout, garantindo mais mesas disponíveis para o público. Na WTM-LA, o espaço dedicado à área corporativa foi ampliado e, além disso, o terceiro dia foi dedicado exclusivamente para o segmento MICE.
Outra novidade de grande impacto foi a primeira edição do Woman in Travel, realizada durante a WTM-LA. O evento, exclusivo para o público feminino, teve duração de três horas, e foi dividido em um painel de capacitação, mentoria e um coquetel. O objetivo da ação era de empoderar mulheres e as auxiliar no desenvolvimento de estratégias e atuações mais contundentes na indústria global de viagens, turismo e hospitalidade. No total, o Woman In Travel recebeu mais de 220 mulheres durante o painel e mais 85 durante a mentoria.
Nas áreas da feira, destinos, comemorações e novidades se misturavam. Na BTL, feira que acontece em Lisboa, a inovação foi um espaço 100% dedicado à cultura. Já na Abav Expo, foi estabelecida uma nova área colaborativa para pequenos estandes. Em Gramado, a Festuris trouxe diversas inovações para os espaços e corredores do festival: espaços de termalismo e bem-estar, wedding e uma área específica sobre o turismo cultural e religioso.
No entanto, uma das notícias mais bombásticas da editoria de feiras e eventos, dada em primeira mão pelo M&E, foi o fim do JPA Travel Market e o anúncio oficial do Brazil Travel Market. O evento, que foi realizado pela última vez em João Pessoa, a partir de 2020, ganha uma nova identidade visual e passará a acontecer em Fortaleza, destino escolhido especialmente por seu grande fluxo de voos.
Resultados
De modo geral, as feiras e eventos que aconteceram ao longo de 2019 apresentaram resultados positivos e boa parte deles até já anunciaram datas para as edições do ano que vem. Confira a agenda do M&E com as datas já divulgadas das principais feiras e eventos de 2020.
Em Berlim, a ITB recebeu cerca de 160 mil visitantes, sendo 113 mil profissionais. Já a edição Ásia da ITB, que teve recorde de participantes, recebeu 13 mil participantes, 1,3 mil expositores, 1,2 mil buyers e mais de 27 mil reuniões foram realizadas. Devido ao sucesso de ambas as edições, os representantes da ITB Berlim já anunciaram que a edição de 2020 baterá recorde e terá 27 pavilhões de exposição, somando 10 mil m² de espaço adicional. Além disso, a ITB realizará pela primeira vez uma edição na Índia.
Em Londres, a expectativa era que a WTM Londres recebesse mais de 51 mil pessoas nos três dias de feira e ultrapassasse £3,4 bilhões (R$17,5 bi) em negócios. A BTL, que aconteceu em Lisboa, recebeu 70.322 visitantes e para 2020 já tem previsão de crescimento de 10% no número de expositores, além de 90% do espaço já comercializado em janeiro.
Ainda na Europa, a Fitur, que acontece em Madrid, na Espanha, apresentou um crescimento de 8,3%, chegando a um total de 866 marcas expositoras e 10.487 empresas participantes. Foram mais de 253 mil visitantes nos cinco dias de evento, sendo que o número de profissionais de turismo cresceu 1,8% em relação a 2018, totalizando 142.642 pessoas, bem como a quantidade de estrangeiros na feira, que subiu 8,9%. Mais de nove mil reuniões com compradores internacionais aconteceram, além das quase 50 mil que foram programadas.
Outra feira que bateu recorde de participação foi a FIT, na Argentina. Foram 103 mil visitantes entre público final (mais de 71 mil pessoas) e profissionais do setor (mais de 32 mil pessoas), o que representou um crescimento de 8% em relação a 2018. O número de expositores subiu 3,5%, totalizando 1.718. Em número de reuniões, foram realizadas 4.532 ao longo da feira. Ainda pensando em América Latina, a BNT Mercosul recebeu um total de 5.522 profissionais de turismo e 350 marcas expositoras em 96 estandes, sendo que as capacitações ao longo da feira mobilizaram 3.321 pessoas.
Realizada em São Paulo, em abril, a WTM Latin America já registrava resultados positivos antes mesmo de a feira começar: em março, o número de inscrições já tinha superado em 51% os resultados do mesmo período de 2018. No total, foram recebidos 19.432 visitantes, sendo 11.683 profissionais únicos, o que representou um crescimento de 14,5% em relação à edição anterior da feira. O conhecido programa “Agente na estrada”, realizado durante a WTM-LA, cresceu 7,1%, o que representa a promoção de cerca de 2.250 reuniões de networking.
Para o ano que vem, as novidades são muitas: o espaço do Travel Forward será ampliado, haverá mais opções de pacotes personalizados e atividades paralelas à feira, além da primeira edição do Prêmio de Turismo Responsável e a promoção de um hub de eventos para ampliar ainda mais a presença internacional da WTM Latin America.
Outro importante evento para o segmento foi a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que ultrapassou o marco de 32 mil visitantes, o que foi considerado como um recorde histórico e absoluto, que representou um crescimento de 38,6%. O público era formado em grande parte (47,6%) por pessoas não residentes da capital paulista e, durante a estadia desses visitantes na feira, cerca de R$ 10,4 milhões em receitas foram gerados para a cidade de São Paulo. Pensando nos expositores, 24,6% do faturamento da feira nesse segmento foi representado por destinos paulistas.
Em Gramado, a Festuris registrou recorde de pré-inscritos, contabilizando mais de 16 mil pessoas, um aumento de 5% em relação à edição de 2018. No total, o festival recebeu 17 mil participantes, sendo 11 mil profissionais e cerca de mil estrangeiros, e mais de 2,7 mil marcas expositoras. Já em Campinas, a Aviesp contabilizou 3.855 participantes, o que representou um crescimento de 8% em relação à edição anterior. Foram 110 estandes e cerca de 400 marcas expositoras, com o recorde de participação de 35 operadoras.
A JPA Travel Market também obteve resultados positivos em sua última edição com este nome e em João Pessoa: foram recebidos 3,7 mil profissionais do turismo e a rodada de negócios contou com a participação de 200 profissionais e de 32 buyers internacionais. A Avirrp, que acontece em Ribeirão Preto e é considerada uma das maiores feiras de turismo do interior paulista, recebeu 3.971 visitantes e contou com 117 expositores.
Ainda no Brasil, o Festival das Cataratas tinham como expectativa receber cerca de oito mil pessoas e mais de mil expositores, uma vez que os espaços foram 100% comercializados, o que simbolizou um aumento de 25% em relação à edição de 2018. Durante o festival, um tema que foi bastante abordado foi o turismo rodoviário, o que rendeu medidas e um documento com um pleito do setor que foi entregue ao Ministério do Turismo.
A Convenção BWT, por sua vez, contou com 900 rodadas de negócios e um recorde de público, totalizando 487 participantes. O Fórum Alta não divulgou seus dados oficiais, mas abordou temas como a competitividade dentro da infraestrutura aeroportuária, os desafios para aprimorar a competitividade aérea na América Latina, os prejuízos da judicialização para a aviação no Brasil, entre outros.
M&E
O MERCADO & EVENTOS também promoveu seus próprios eventos ao longo de 2019. O II Encontro de Líderes, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 30 e 31 de outubro, com a temática “Turismo, Negócios e Investimentos”, teve o apoio de Gol, Delta e Air-France/KLM e reuniu diversas autoridades e nomes importantes para o turismo.
Entre os temas abordados ao longo do Encontro, podemos destacar o painel “Planejamentos e Diretrizes para 2020”, que trouxe informações sobre as medidas tomadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento nacional do setor e o painel “Desafios e Oportunidades de Empreendimentos Turísticos”, que ressaltou a importância de reformas econômicas, apresentou modelos de negócios e debateu a liberação de jogos.
A visão do investidor estrangeiro sobre o Brasil também foi um dos temas abordados, juntamente com a apresentação de estados do Nordeste no painel “Turismo Como Vetor de Diversificação e Impulsionamento Econômico”, que encerrou a segunda edição do Encontro de Líderes.
Em dezembro, aconteceu o II Fórum Conectividade, dessa vez em São Paulo e para falar de um tema muito importante para o turismo brasileiro: a aviação. Com representantes de peso, autoridades e representantes das grandes instituições do turismo, os diversos painéis ao longo do dia trouxeram reflexões que abrangiam desde infraestrutura, até low-costs. Foram debatidos os desafios de estabelecer novas rotas internacionais, a regulamentação do wet-leasing, isenção de vistos, hubs e até mesmo a alta do dólar, entre outros temas que movimentaram o setor ao longo de 2019.