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Aviação

RETROSPECTIVA 2021: Aviação

O que falar da indústria da aviação comercial brasileira em 2021? Até lançamento e suspensão de companhia aérea nós tivemos neste ano agitado, cheio de reviravoltas, dúvidas e certezas, que embalaram as companhias aéreas a colocar e retirar voos, em meio a um compasso de espera totalmente ligado ao processo de vacinação e reabertura das fronteiras. Que ano, meus amigos, não é mesmo? Sempre, com muita história para contar.

A boa notícia é que a demanda doméstica de passageiros, em novembro, se aproximou dos patamares pré-pandemia, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mês passado, a demanda caiu 8,4% quando comparada com o mesmo mês de 2019. Já a oferta recuou 8,1% em relação a novembro de 2019. Isso significa, que o setor já recuperou mais de 90% tanto da demanda, quanto da oferta que tinha em 2019.

Mas o tráfego de passageiros deve retomar os níveis da pré-pandemia somente em 2023, seguindo uma recuperação estimada de 52% em 2021 e de 88% em 2022, em relação a 2019. De acordo com os executivos, essa retomada total em 2023 só será possível por conta do mercado doméstico, que já recuperou quase 90% do tráfego de passageiros e estará com os mesmos níveis de 2019 já no começo do ano que vem.

Itapemirim

ITA ITAPEMIRIM Eric Ribeiro 6

Companhia suspendeu as operações em meio a problemas financeiros enfrentados

Dá até para começar o ano de trás para frente, de tanta notícia importante. Agora em dezembro, o Grupo Itapemirim suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, para uma reestruturação interna. Segundo a companhia, a “decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais”, em meio a problemas financeiros enfrentados, o que envolveu atraso de salários e benefícios de funcionários, além de cancelamento de voos.

Em junho, a companhia iniciou suas operações e as vendas. Em sua estreia, já estava presente em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP). Atualmente, a ITA conta com oito aeronaves em sua frota.

Gol

E a Gol? Fez de 2021 o ano da recuperação da malha aérea e da retomada dos voos internacionais. O anúncio que todo mundo estava esperando aconteceu agora em novembro. A volta aos Estados Unidos, com o retorno de suas operações para Orlando e Miami. As cidades voltam a receber voos a partir de 13 e 17 de maio de 2022, respectivamente, com saídas do aeroporto de Brasília. Ambos os destinos vão receber quatro saídas semanais de ida e volta a partir de Brasília.

GOL

Gol voltar a voar para os Estados Unidos em maio de 2022

A Gol também retomou seus voos para Punta Cana e Cancún, no Caribe, bem como suas operações em Buenos Aires. Ainda deu tempo de anunciar a retomada das atividades no Paraguai e Bolívia. No geral, a Gol vai fechar 2021 com 102 aeronaves em serviço e R$ 3,8 bilhões de liquidez. Em novembro, a companhia ainda anunciou uma malha aérea especial para a alta temporada de verão, com uma média de 700 decolagens diárias.

No terceiro trimestre, a Gol operou cerca de 134 rotas domésticas, o que representou quase o mesmo nível (84%) do que era operado em 2019 (período pré-pandemia). A frota operacional média de aeronaves, por sua vez, foi de 76 unidades, 66% da frota em serviço que a Gol tinha em 2019. A receita operacional líquida, por sua vez, foi de R$ 1,8 bilhão, cerca de 50% do faturado em 2019. Já a taxa de ocupação chegou a 81,5%.

Em junho, a Gol anunciou a compra da MAP Transportes Aéreos, companhia especializada em rotas regionais. O negócio é de cerca de 27,8 milhões, sendo R$ 25 milhões em dinheiro e o restante em ações preferenciais. A efetivação dessa transação reforçará a presença da Gol em dois aeroportos importantes, Manaus e Congonhas.

Latam

E a Latam? Segue como a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro em novembro, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com 37,6% de participação. Além disso, a companhia também soma quatro meses seguidos com o maior aproveitamento do Brasil, tendo registrado uma taxa de ocupação doméstica de 83,6% em novembro.

A companhia fecha o ano com 95% da sua oferta doméstica de assentos no Brasil agora em dezembro, em comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). Ao todo, são 583 voos domésticos por dia para 49 aeroportos brasileiros (antes da pandemia eram 44). Tanto é que a Latam contratou 3,4 mil funcionários em todo o Brasil ao longo de 2021, recompondo assim 55% das vagas de trabalho que precisaram ser fechadas no primeiro ano da pandemia.

A princípio serão quatro voos semanais

A companhia fecha o ano com 95% da sua oferta doméstica de assentos no Brasil

Outro marco para a companhia foi confirmar o seu retorno à Bauru, com voos a partir de 22 de fevereiro, partindo de Guarulhos, já que Bauru será não somente o 5º destino da Latam no estado de São Paulo (além de Congonhas, Guarulhos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto) como também o seu 50º em todo o Brasil. O número representa a maior malha aérea doméstica da história recente da empresa.

Agora em novembro, o Grupo Latam e as suas afiliadas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos apresentaram um Plano de Reorganização para que o grupo saia do Capítulo 11 (Chapter 11), a recuperação judicial nos Estados Unidos. O Plano propõe a injeção de US$ 8,19 bilhões por meio de uma combinação de capital novo, títulos conversíveis e dívida, que permitirá ao grupo sair do Capítulo 11.

Também no mês passado, o Grupo Latam ficou com o quarto lugar mundial na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa da Standard & Poor’s e se tornou a companhia aérea com melhor desempenho em sustentabilidade no continente americano, de acordo com os resultados mais recentes publicados em 12 de novembro de 2021. Neste ano, mais de 10 mil empresas foram avaliadas em 3 dimensões: ambiental, social e governança.

Outro marco, agora em dezembro, foi a autorização para realizar voos para Fernando de Noronha (PE), partindo de Guarulhos, com conexão em Recife, onde os passageiros poderão realizar um stopover. A companhia tornou público o interesse nesta operação no dia 15 de setembro e vinha reforçando junto às autoridades que a sua entrada em Noronha provocaria mais concorrência, o que é benéfico para passageiros e para o desenvolvimento do estado.

Azul

A Azul alcançou maior liquidez da história em 2021, com uma receita operacional de R$ 1,7 bilhão no segundo trimestre. A receita líquida, por sua vez, cresceu 137,2% em comparação com o 2T19, mesmo com a queda de 33,2% nas decolagens, impulsionada pela forte demanda. Durante o segundo trimestre a Azul continuou recuperando sua malha, já superando o número de destinos atendidos antes da pandemia (130).

azulA Azul também teve o primeiro lucro desde o início da pandemia (R$ 136,3 milhões de lucro operacional), só que agora no terceiro trimestre, com destaque para a receita operacional que chegou a R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 59,6% em relação aos R$ 1,7 bilhão registrados no segundo trimestre.

Em agosto, a companhia fechou uma parceria com a empresa alemã Lilium para revolucionar o mercado de aviação no Brasil nos próximos anos, criando um novo mercado por meio de uma malha ainda mais exclusiva de voos com aeronaves elétricas no Brasil a partir de 2025. A parceria pode custar US$ 1 bilhão e inclui uma frota de até 220 aeronaves eVTOL.

Desde outubro, clientes que voam com a Azul Linhas Aéreas passando por aeroportos nos quatro cantos do Brasil têm a chance de embarcar em um avião especial do Mickey Mouse, personagem símbolo da Disney. A companhia estilizará a aeronave em homenagem aos 50 anos do Walt Disney Resort.

Em junho, a Azul lançou o “Azul Wi-fi” com conexão gratuita à internet, com a expectativa de fechar o ano com 35 aeronaves conectadas. O Azul Wi-fi se juntará à TV ao vivo com mais de 40 canais, aos snacks da Azul e à Revista Azul. O sistema de WiFi Grátis a bordo é considerado pela Azul marco na aviação comercial, já que o mesmo serviço é cobrado por outras empresas do setor.

E teve muita expansão também! Em agosto, a Azul passou a operar cinco novas rotas. A companhia ampliou sua atuação em cidades do interior de São Paulo e nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Em junho, anunciou um investimento histórico no Amazonas, ligando Manaus a 23 destinos e servindo oito novas cidades no estado.

Em setembro, a companhia anunciou a intenção de atender até 19 destinos no estado do Pará e o retorno de suas operações ao Uruguai, com início das vendas de passagens aéreas para Montevidéu e Punta del Este. Em novembro, retomou suas operações em Vila de Jericoacoara, com partidas de Belo Horizonte e Guarulhos. Em junho, inaugurou sua nova rota para Comandatuba, e agora em dezembro lançou  uma rota inédita ligando São Paulo (Congonhas) à ilha de Fernando de Noronha.

Além disso, a companhia está operando a maior malha de voos de alta temporada da história do Recife, de Pernambuco, e de toda a Região Nordeste no verão deste ano, com 628 voos semanais no estado. Por falar em Recife, a Azul celebrou em março os cinco anos do seu hub em Recife. Desde 2016, a base vem expandindo e hoje possui cerca 600 tripulantes.

Voepass

voe pass

A estimativa é que os voos comerciais com as novas aeronaves comecem no primeiro semestre de 2022

A grande novidade, anunciada em outubro, é que a Voepass Linhas Aéreas iniciou o processo de inclusão em suas operações das aeronaves fabricadas pela companhia norte-americana Boeing, modelos 737-700NG e 737-800NG, com capacidade de 144 e 180 assentos, respectivamente. A inclusão das aeronaves a jato de maior porte na malha visa adequar a oferta e performance da companhia ao tráfego de Congonhas.

Em julho, anunciou o retorno dos voos ligando Ribeirão Preto a Brasília e expandiu o Acordo de Compra de Capacidade com a Gol para retomada de rotas e mais voos na Bahia. Já em agosto, Gol e Voepass anunciam em parceria o lançamento dos voos da Rota das Emoções, roteiro turístico que abrange destinos em três estados da Região Nordeste: Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI) e Barreirinhas (MA).

E agora em dezembro, A companhia oficializou o início de suas operações na Rota das Emoções no nordeste brasileiro. O primeiro voo, que teve duração de 45 minutos, decolou de Teresina para Parnaíba.

American

A companhia começou o ano com a retomada das operações diretas entre Manaus e Miami. Ainda em janeiro, Dilson Verçosa Jr. se despediu da American Airlines. Em março, iniciou as operações com o Boeing 737 MAX 8 na rota entre Miami e Manaus. Também em março, a American retomou seus voos diretos e diários entre Guarulhos e Nova York/JFK.

Em maio, a American Airlines reabriu o seu Admirals Club, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, após o fechamento em março de 2020 durante a pandemia do coronavírus, respeitando as normas sanitárias e o distanciamento social. O Admirals Club funciona diariamente, das 16h às 22h, no mezanino do Terminal 3.

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American Airlines retomou as operações diretas entre Rio de Janeiro e Nova York

Em julho, cortou definitivamente suas operações entre Miami e Manaus. Em outubro, a companhia anunciou 38 voos  a serem operados nas semanas de pico de dezembro. Em novembro, a American Airlines anunciou mais frequências dos EUA para o Rio de Janeiro e São Paulo. Durante o Carnaval, a American vai operar até 17 voos do Rio para Miami e Nova York, além de 38 voos de São Paulo para Dallas/Fort Worth, Miami e Nova York. Será um total de 54 voos semanais.

E agora em dezembro, pouco mais de um mês após celebrar a reabertura das fronteiras dos Estados Unidos com festa no embarque do voo Rio-Miami, a American Airlines retomou, com direito a festa e presença da equipe do RIOgaleão e da própria American, as operações diretas entre Rio de Janeiro e Nova York, com três voos semanais.

Delta

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Em agosto, a companhia determinou a data para voltar a operar as rotas Rio de Janeiro (GIG) – Atlanta e São Paulo (GRU) – Nova York (JFK)

A Delta começou o ano com a retomada dos voos entre Nova York/JFK e São Paulo/GRU. No mesmo mês de fevereiro, a companhia obteve, por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a aprovação do acordo de joint venture com a Latam. Oito meses depois, em outubro, foi a fez do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência, no Chile, aprovar o acordo entre Latam e Delta Air Lines.

Em agosto, a companhia determinou a data para voltar a operar as rotas Rio de Janeiro (GIG) – Atlanta e São Paulo (GRU) – Nova York (JFK). Em outubro, a Delta anunciou a retomada voos entre São Paulo e Nova York. Também em outubro, a companhia anunciou o primeiro lucro trimestral desde o início da pandemia.

Em novembro, a Delta teve o voo São Paulo–Atlanta como o primeiro a pousar nos Estados Unidos após a reabertura para turistas vacinados. E agora em dezembro, fechou um acordo de codeshare com a ITA Airways, a nova companhia aérea italiana,  que oferece mais opções de voos para os clientes de ambas as empresas entre os Estados Unidos e a Itália.

United

A United Airlines começou o ano com crescimento da oferta de voos semanais entre Houston e Rio de Janeiro. No dia 3 de fevereiro, o número de frequências pulou de três para quatro por semana, ainda a fim de aproveitar o fim da temporada de verão. A nova operação semanal se juntou às frequências diárias já operadas entre São Paulo e Houston e entre São Paulo e Nova York, esta divulgada em primeira mão pelo M&E ainda em dezembro.

united

Companhia tem uma oferta de até 31 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos durante a alta temporada

Em março, a companhia também teve o retorno do voo entre São Paulo e Chicago, com dois voos semanais (todas as terças e sábados) operados por B777-300s. No mesmo mês, a United anunciou o aumento da frequência do voo entre Houston e Rio de Janeiro de quatro para cinco vezes por semana.

Em maio, a United Airlines retomou mais de 100% de sua operação pré-pandemia na América Latina a partir do mês de maio, aumentando a operação entre São Paulo e Chicago para 4 voos semanais e 5 voos semanais entre Rio de Janeiro e Houston.

Em outubro, com a chegada da alta temporada, a United retomou suas operações entre Rio de Janeiro (GIG) e Houston. Também em outubro, a companhia anunciou a maior expansão transatlântica de sua história, com 10 novos voos e cinco novos destinos. Em novembro, RIOgaleão e United comemoraram a retomada dos voos entre Rio de Janeiro e Houston. O  retorno coincidiu com a recente reabertura das fronteiras dos Estados Unidos.

Por fim, em entrevista exclusiva ao M&E, a Country Manager da United no Brasil, Jacqueline Conrado, disse que a companhia  tem uma oferta de até 31 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos durante a alta temporada. E a grande novidade é a retomada da rota São Paulo–Washington, a partir de 6 janeiro, com três frequências semanais.

Aerolíneas

Com a reabertura das fronteiras da Argentina para brasileiros, a Aerolíneas Argentinas retomou suas operações no Brasil no dia 18 de outubro, com voos diários entre São Paulo-Buenos Aires e duas vezes por semana entre Rio de Janeiro e a capital argentina. Já a partir de novembro, a capital paulista contará com duas ligações diárias e o Rio de Janeiro passará para três vezes por semana, com ampliação para quatro em dezembro e se tornando diário em janeiro de 2022.

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Aerolíneas anunciou 17 voos semanais entre Brasil e Argentina a partir de novembro (Will Recarey)

Também em outubro, a Aerolíneas anunciou 17 voos semanais entre Brasil e Argentina a partir de novembro. No mesmo mês, a companhia anunciou voos diretos entre Rio de Janeiro e Córdoba a partir de 2 de janeiro. Em novembro, a companhia anunciou a ampliação de sua oferta no Brasil com novos voos para Florianópolis e Salvador. Também em novembro, a Aerolíneas anunciou o aumento de frequências entre Buenos Aires e Porto Alegre.

Em dezembro, a Aerolíneas anunciou três voos diários entre Guarulhos e Buenos Aires a partir de janeiro de 2022. Também neste mês, anunciou a retomada de seus voos entre Aeroparque e Salvador no dia 2 de janeiro.

Avianca

Companhia terá dois voos diários de São Paulo. O voo do Rio será diário em dezembro

Avianca renovou seu modelo de negócios para ser significativamente mais eficiente

A grande novidade do ano da Avianca foi a conclusão com sucesso seu processo de reestruturação financeira para emergir do Chapter 11 como uma companhia aérea mais eficiente e financeiramente sólida, com redução da dívida e mais de US$ 1 bilhão em liquidez. Depois de 18 meses de recuperação judicial nos Estados Unidos, a Avianca renovou seu modelo de negócios para ser significativamente mais eficiente.

Em maio, com a reabertura das fronteiras entre Colômbia e Brasil, anunciada na última semana, a Avianca recebeu autorização do governo colombiano para retomar operações regulares para o Brasil, no caso a partir de 2 de julho. Em setembro, a Avianca retomou suas operações entre Bogotá e Rio de Janeiro/RIOgaleão, com três voos semanais.

E para fechar o ano, a Avianca anunciou o aumento de sua capacidade nas operações entre a Colômbia e Brasil nos últimos dois meses do ano, passando de dez para 21 frequências semanais, o que significa mais de 12,6 mil assentos por mês.

Air Europa

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Em novembro, a Air Europa já estava com todo o planejamento definido para a retomada de suas operações no Brasil em 2022

Em julho, a Air Europa anunciou o retorno de suas operações entre Salvador e Madri. No mesmo mês, foram retomadas as operações para a Cidade do Panamá. A companhia também aumentou a frequência de voos com saída de São Paulo. De 1º de novembro a 3 de dezembro, operando quatro frequências semanais. No dia 4 de dezembro, os voos passaram a ser operados cinco vezes na semana,  às segundas, terças, quintas, sextas e sábados.

Em novembro, a Air Europa já estava com todo o planejamento definido para a retomada de suas operações no Brasil em 2022. Com quatro voos semanais na rota São Paulo-Madri, que passaram a ser cinco agora em dezembro, a companhia anunciou a retomada das operações diárias na rota até junho, bem como o retorno dos voos para Fortaleza, Salvador e Recife.

Em outubro, a Air Europa anunciou a unificação de todos os seus voos transoceânicos sob a frota do Boeing 787 Dreamliner e, agora em dezembro, houve a desistência do IAG na aquisição da companhia.

Air France-KLM

Em fevereiro, o Grupo Air France-KLM informou que mantinha operações entre o Brasil e Europa, mesmo com as condições mais restritas impostas pelos governos europeus. Em março, o grupo celebrou a marca de um ano de operações ininterrputas para o Brasil durante a pandemia de Covid-19.

Air France KLM

Grupo Air France-KLM anunciou que se aproximará do nível pré-pandemia de voos em São Paulo e Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2022

Em agosto, o Grupo Air France-KLM anunciou Steven van Wijk como novo diretor Comercial para a América do Sul. No mês seguinte, o grupo anunciou Manuel Flahault como novo diretor geral para a América do Sul, baseado em São Paulo. O executivo francês lidera aproximadamente 300 colaboradores, cinco aeroportos e cerca de 40 voos semanais para a Europa a partir de Brasil, Argentina e Chile. Ele ocupou a posição de Jean-Marc Pouchol.

Agora em dezembro, o Grupo Air France-KLM anunciou que se aproximará do nível pré-pandemia de voos em São Paulo e Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2022. Como divulgado pelo M&E, o marco será a introdução da segunda ligação diária da Air France de São Paulo a Paris três vezes por semana – hoje a companhia oferece um voo por dia na cidade, ante dois diários pré-pandemia. A KLM, por sua vez, já voltou a operar a frequência diária que mantinha em 2019.

Lufthansa e SWISS

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Agora em dezembro, a Lufthansa retomou suas operações entre Frankfurt e Rio de Janeiro

O Grupo Lufthansa anunciou em junho a chegada de Felipe Bonifatti como novo diretor-geral para a América do Sul & Caribe. Nascido em Mar del Plata, Argentina, Bonifatti é o primeiro sul-americano na história a ocupar o cargo. Em sua posição mais recente, era diretor-geral das companhias aéreas do Lufthansa Group para o México e América Central. Ele sucede Tom Maes, que passou a chefiar a área de gerenciamento de Receitas da Brussels Airlines.

Agora em dezembro, a Lufthansa retomou suas operações entre Frankfurt e Rio de Janeiro e anunciou voos entre Rio e Munique a partir de 27 de março de 2022. Inicialmente, a companhia aérea oferecerá o serviço três vezes por semana para Frankfurt, a bordo do B747-400 de 371 assentos divididos pelas cabines Business, Premium Economy e Economy. A partir de 2022, a oferta será incrementada com os voos para Munique.

E o impacto deste retorno ao Rio foi tão positivo que, mesmo antes do início das operações, a companhia alemã já foi “obrigada” a ampliar a oferta. A previsão era operar com um Airbus A340, mas a aérea escalou o Boeing 747-400, que tem quase 100 assentos a mais por voo.

Já a SWISS passa a oferecer sua Premium Economy em voos para o Brasil, entre Guarulhos e Zurique, a partir de 27 de março de 2022, a bordo do B777-300ER. A companhia também iniciou suas operações entre São Paulo/Guarulhos e Buenos Aires/Ezeiza no dia 4 de dezembro. A empresa decidiu estender a rota que começa em Zurique e passou a oferecer dois voos semanais para a capital argentina, com escala em Guarulhos.

TAP

A TAP retomou a operação para o Brasil em abril, com um total de 25 voos semanais, sendo dois para Brasília, dois para Belo Horizonte, três para Fortaleza, seis para o Rio de Janeiro (um com partida do Porto), seis para São Paulo, dois para Recife, dois para Recife/Maceió e dois para Salvador. Em junho, a companhia retomou seus voos entre Lisboa e Belém, com três frequências semanais.

O modelo escolhido para operar os novos voos foi o A321NEO

em outubro, a TAP divulgou a operação de 52 voos semanais para o Brasil durante a temporada de verão 2021/22

Em setembro, com a reabertura das fronteiras de Portugal para brasileiros, a TAP operou 37 frequências semanais para o Brasil. Foram 11 voos por semana de São Paulo para Lisboa e um para o Porto, seis voos Rio de janeiro – Lisboa e um Rio de Janeiro – Porto, três voos de Brasília, três de Belo Horizonte, cinco de Recife, três de Salvador e quatro de Fortaleza, nesses casos, todos para Lisboa.

Em outubro, a TAP aumentou de sete para nove frequências semanais entre Lisboa e Rio de Janeiro/RIOgaleão. Também em outubro, a companhia anunciou a retomada das operações em Porto Alegre, a partir de abril de 2022, a bordo do A330neo. Em novembro, o Rio Grande do Norte voltou a receber o voo direto Lisboa-Natal-Lisboa, assim como aconteceu com os voos para Natal e Maceió.

Ainda em outubro, a TAP divulgou a operação de 52 voos semanais para o Brasil durante a temporada de verão 2021/22. Entre as rotas contempladas com suas operações, estão voos de Lisboa para Belém, Brasília, Confins, Fortaleza, Rio de Janeiro, Guarulhos, Natal, Maceió, Recife e Salvador, além de voos do Porto para Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, a TAP tem voos para 10 destinos em todo o Brasil durante o verão e 11, a partir de abril, com a volta de Lisboa–Porto Alegre.

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